logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iran Barbosa destaca a Semana para Sensibilização e Defesa da Educação Inclusiva

Por Assessoria

 

 

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) aproveitou a Sessão Mista da Assembleia Legislativa de Sergipe, na manhã desta terça-feira, 13, para registrar que ontem, 12 de abril, iniciou-se a Semana para Sensibilização e Defesa da Educação Inclusiva, que segue até a próxima sexta-feira, 16. A Semana, que tem como tema “Educação inclusiva: do direito à prática”, conta com o apoio e a parceira do mandato do deputado Iran.

Ao falar sobre a Semana, o parlamentar apresentou a programação de atividades, explicou quais os seus objetivos e convidou os demais deputados e toda a sociedade para participarem da Semana.

Iran Barbosa lembrou que é o autor da Lei Nº 8.670/2020, que institui a Semana para Sensibilização e Defesa da Educação Inclusiva, no âmbito do Estado de Sergipe, que deve ocorrer no período no qual recaia o dia 14 de abril, Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, integrando, inclusive, o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe. 

O parlamentar destacou que a iniciativa cumpre o objetivo de fomentar a reflexão sobre a importância da educação inclusiva; combater a discriminação e a intolerância; e promover o respeito à diversidade.

“A Educação é um direito constitucional de todas as pessoas e essa é uma luta que o nosso mandato abraça. O nosso apoio e parceria para a realização desta Semana é um desdobramento para dar efetividade à Lei que conseguimos aprovar na Assembleia Legislativa de Sergipe, que foi resultado de diálogo com entidades voltadas para a defesa da inclusão social e com o então vereador por Aracaju, Lucas Aribé”, explicou Iran, mencionando que a Lei prevê ainda que o Poder Executivo pode promover ações em conjunto com organizações da sociedade civil para realçar a importância da Educação Inclusiva.

Sobre a Semana

A Semana para Sensibilização e Defesa da Educação Inclusiva é uma realização do Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência – Iluminar. São parceiros também, além do mandato do deputado estadual Iran Barbosa, o Projeto Aracaju Acessível; o mandato da vereadora  Ângela Melo (PT); Núpita/UFS; Jack Criações – Consultoria Pedagógica Educacional; Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe; ITCLibras e João Batista dos Santos Neto, tradutor e intérprete da Libras.

O evento ocorrerá online e a programação terá início no dia 14 com o Webinário “Educação inclusiva: do direito à prática”, a partir das 19 horas. A conferencista será a profª Drª Maria Teresa Eglér Mantoan (Unicamp/SP). Contará também com uma exposição de livros alusivos ao tema e também das obras do Projeto Educare, com a profª Drª Rita de Cácia Santos Souza (UFS/SE).

Nos dias 15 e 16 serão oferecidas oficinas gratuitas. No dia 15, das 16h às 18h, terá prática de audiodescrição com a professora Rita de Cácia, como facilitadora, e o jornalista Lucas Aribé, como consultor. Já no segundo dia, a oficina ocorrerá das 15h às 18h, com a professora Jaqueline de Jesus Carvalho, especialista em Educação Inclusiva, abordando Práticas Inclusivas. A inscrição para a participação pode ser feita através do Sigaa/UFS. 

Ainda, durante esta semana, a TV Atalaia também exibirá reportagens em seus telejornais.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo