Diante do aviso de licitação para contratação de empresa especializada em Gestão de Saúde, especificamente em Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), publicado no Diário Oficial de ontem (3), o deputado estadual Iran Barbosa, do PT, criticou a proposta, em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta terça-feira, dia 4.
Para o parlamentar, que denunciou que a iniciativa se configura em mais um projeto que aponta para a privatização de um serviço público fundamental, as experiências acumuladas na área da Saúde só mostram que esse tipo de política não traz resultados positivos para a população.
“As experiências de privatização já postas em prática em Sergipe e em Aracaju, por mais que variem a sua modalidade, mostram que, em lugar de melhorar, a oferta de serviços públicos de saúde que são transferidos para o setor privado só piora. Por isso, manifesto minha posição contrária à proposta de contratação de empresa privada para operar a gestão integral da frota de ambulâncias e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Estado de Sergipe. Este não é o caminho adequado para a garantia da oferta de um serviço de saúde de qualidade à população. A garantia da oferta de políticas de Saúde é uma obrigação do Estado, e transferir a particulares essa obrigação não pode ser considerada uma alternativa consequente”, enfatizou.