logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iran Barbosa comenta declarações de influencer sobre nazismo

10/2/2022

Por Wênia Bandeira/Alese

O deputado Iran Barbosa (PT) usou a tribuna, nesta quinta-feira, 10, para comentar o caso envolvendo declarações a favor do nazismo feitas pelo influencer Bruno Aib, conhecido como Monark. O assunto está sendo amplamente discutido pela imprensa e nas redes sociais.

O parlamentar lembrou ainda que o influenciador defende a possibilidade de se implementar no Brasil uma corrente política e de pensamento nazista. Iran Barbosa pediu combate imediato a estas afirmações e a qualquer possibilidade de implementação.

“Eu quero falar agora também na condição de professor de história: as pessoas precisam conhecer melhor, alguns conhecem e concordam, esses precisam ser reprimidos na prática da lei. O nazismo é uma corrente de pensamento que prega a supremacia de uma raça sobre todas as demais”, afirmou.

A Constituição Federal tem como cláusula pétrea o impedimento de discriminação inclusive de raça. Além disso, o nazismo defende a limpeza da raça, inclusive exterminando as demais para que não haja “sujeira”.

“O discurso e a prática nazista pregam a eugenia, que é a busca do aprimoramento da raça com o extermínio daqueles que não estão dentro do padrão, então não tem espaço para as pessoas com deficiência”, alertou.

Ele falou que é preciso utilizar os instrumentos de salvaguarda da democracia brasileira. O deputado apelou que todos aqueles que têm poder de polícia agir em defesa da democracia e, portanto, contra este tipo de discurso.

“Estão tentando normalizar a violência que atinge as mulheres no nosso país. É também a justificação que alguns fazem das mortes violentas que atingem a população LGBTQIA+”, falou.

As declarações ocorreram durante o grande expediente da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo