10/2/2022
Por Wênia Bandeira/Alese
O deputado Iran Barbosa (PT) usou a tribuna, nesta quinta-feira, 10, para comentar o caso envolvendo declarações a favor do nazismo feitas pelo influencer Bruno Aib, conhecido como Monark. O assunto está sendo amplamente discutido pela imprensa e nas redes sociais.
O parlamentar lembrou ainda que o influenciador defende a possibilidade de se implementar no Brasil uma corrente política e de pensamento nazista. Iran Barbosa pediu combate imediato a estas afirmações e a qualquer possibilidade de implementação.
“Eu quero falar agora também na condição de professor de história: as pessoas precisam conhecer melhor, alguns conhecem e concordam, esses precisam ser reprimidos na prática da lei. O nazismo é uma corrente de pensamento que prega a supremacia de uma raça sobre todas as demais”, afirmou.
A Constituição Federal tem como cláusula pétrea o impedimento de discriminação inclusive de raça. Além disso, o nazismo defende a limpeza da raça, inclusive exterminando as demais para que não haja “sujeira”.
“O discurso e a prática nazista pregam a eugenia, que é a busca do aprimoramento da raça com o extermínio daqueles que não estão dentro do padrão, então não tem espaço para as pessoas com deficiência”, alertou.
Ele falou que é preciso utilizar os instrumentos de salvaguarda da democracia brasileira. O deputado apelou que todos aqueles que têm poder de polícia agir em defesa da democracia e, portanto, contra este tipo de discurso.
“Estão tentando normalizar a violência que atinge as mulheres no nosso país. É também a justificação que alguns fazem das mortes violentas que atingem a população LGBTQIA+”, falou.
As declarações ocorreram durante o grande expediente da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Foto: Jadilson Simões