Por Wênia Bandeira

O deputado Iran Barbosa (PT) subiu à tribuna, nesta terça-feira, 21, para comemorar a determinação do Governo do Estado de instituição da Mesa de Negociação Permanente no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional do Poder executivo Estadual. A determinação foi realizada através do Decreto 40.916, do dia 16 de setembro.

A Mesa deverá contar com representação de entidades dos sindicatos dos servidores públicos estaduais e de centrais sindicais nacionais. Ele falou que espera que as reuniões ocorram em breve para que todas as reivindicações possam ser ouvidas.

O parlamentar ainda declarou que esta instituição vem sendo requerida há muito tempo, inclusive através de falas proferidas na Assembleia Legislativa de Sergipe. Iran afirmou que os trabalhadores fazem este pedido em todas as manifestações.

“No primeiro pronunciamento da sessão inaugural deste ano, eu já cobrava a instituição da mesa de negociação, mas no fechamento do semestre falei novamente. Eu tenho sido até repetitivo nessa demanda”, disse.

As declarações ocorreram durante a sessão plenária da Alese.

Semana do Fisco

Na semana que abrange o dia 21 de setembro é comemorada a Semana do Fisco Estadual em Sergipe. A data foi instituída através da Lei Ordinária Nº 8.691/2020, de autoria de Iran Barbosa.

Entre outros pontos, esta semana busca ressaltar a importância do Fisco e estimular a compreensão de que as atividades de tributação, arrecadação e fiscalização são essenciais ao funcionamento do Estado. O objetivo é ainda promover e estimular a realização de debates, simpósios, conferências, audiências e aulas públicas que tratem das questões fiscais em discussão na sociedade.

“É claro que com a pandemia muito do que se pode programar não está sendo possível, contudo, eu quero aqui aproveitar a oportunidade para divulgar”, falou o deputado. Ele ainda disse que hoje, o Fisco Estadual está em um processo de greve, com diversas reivindicações.

Foto: Jadilson Simões