Por Wênia Bandeira

O deputado Iran Barbosa (PT) usou a tribuna, nesta quinta-feira, 25, para falar sobre uma honraria que recebeu. O parlamentar ganhou o Certificado de Reconhecimento Amigo dos Ciganos das mãos do presidente do Instituto Cultural de Desenvolvimento Social e Territorialismo do Povo Cigano do Brasil, Rogério Ribeiro.

“É um certificado que me dá muita satisfação em receber e amplia a responsabilidade na perspectiva de responder as demandas da etnia no estado e no Brasil. Quero dizer que nosso mandado está à disposição de todos os povos tradicionais, mas de modo especial do povo cigano”, afirmou.

A declarações ocorreu durante o pequeno expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Catadores de Mangaba

O deputado foi visitado ainda por uma representação dos catadores de mangaba de Sergipe. Ele disse que os temas debatidos serão encaminhados a todos os membros da Alese, através dos seus gabinetes.

“Eles me fizeram ser portador de um documento dirigido a todos parlamentares, em que eles tratam dos problemas que vem sendo enfrentados no bairro de Santa Maria, sob ameaça de prejuízos financeiros e sobre o território que tem ocupado tradicionalmente”, falou.

Combate à tortura

Os membros do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura tomaram posse nesta quarta-feira, 24. Iran Barbosa esteve presente na solenidade e disse que espera melhorias nesta vertente.

“Fiz questão de ressaltar as recomendações do relatório final da comissão da verdade e pedindo a atenção para que essas recomendações sejam todas atendidas, inclusive a que recomenda que o Estado além de pedir desculpas oficiais às famílias e aos torturados, também imprima o relatório final da Comissão da Verdade”, declarou.

Foto: Joel Luiz