Iran Barbosa apresenta propostas para incentivar a doação de órgãos

Por Assessoria do Parlamentar

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) recebeu, na manhã da quinta-feira, 16, o coordenador da Central Estadual de Transplantes de Sergipe, Benito Fernandez, que apresentou, no plenário da Casa, um panorama sobre a conscientização e a importância da doação de órgãos no estado. Na ocasião, o deputado estadual Iran Barbosa, do PT, defendeu propostas para incentivar e educar a população sergipana sobre a necessidade de se doar órgãos.

O parlamentar parabenizou o coordenador do CETSE e a sua equipe pelo importante trabalho à frente do órgão e pela luta em busca do convencimento da população da importância da doação e transplante de órgãos. Iran lembrou que, quando exercia mandato de vereador por Aracaju, apresentou um Projeto de Lei que buscava assegurar preferência, para fins de denominação de logradouros públicos, para nomes de doadores de órgãos. O Projeto foi aprovado e, depois, sancionado, tornando-se a Lei Municipal nº 4.466/2013.

“Esta lei, na verdade, não foi fruto da minha cabeça; ela foi gestada a partir de uma abordagem que uma enfermeira me fez na rua, desafiando-me a apresentá-lo na Câmara Municipal. E foi o que fizemos. Hoje, essa Lei permite, no âmbito do município de Aracaju, que se possamos homenagear, dando seus nomes a logradouros públicos, aquelas pessoas que, em vida, entenderam a importância de dar continuidade à vida de outros, doando os seus órgãos, às vezes a mais de uma pessoa”, destacou o petista.

“Neste sentido, já estou trabalhando essa proposta junto com a minha assessoria, que tem pesquisado sobre o que nós temos aqui na Casa em termos de matérias afins, para que possamos apresentar um projeto de igual teor, a fim de que, também, em âmbito estadual, possamos homenagear essas pessoas que são doadoras de órgãos”, antecipou o parlamentar.