Iran apela que o País adote um pacto pela vida contra a COVID

Por Habacuque Villacorte

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) participou da sessão remota da Assembleia Legislativa, na manhã dessa quinta-feira (25), para lamentar que o Brasil tenha atingido a marca de 250 mil mortes de vítimas da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Em seu discurso, o petista apelo que as autoridades constituídas do País, Federal, Estaduais e Municipais se somem e adotem um “pacto plea vida” contra a COVID.

Iran lamentou que o Brasil tenha chegado à triste marca de 250 mil mortos em quase um ano de pandemia e manifestou sua solidariedade às pessoas que perderam parentes, amigos e colegas de trabalho. “Chegamos à triste marca dos 250 mil mortos nessa pandemia. Deixo aqui a minha solidariedade. Estamos falando, em números, de ¼ de milhão! Isso me faz lembrar a tragédia nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, onde segundo registros, ceifou 246 mil pessoas”.

Como professor de história, apresento outro dado importante: o conflito mais sangrento que tivemos na América do Sul, a Guerra do Paraguai, há cerca de 150 anos, tombou 50 mil brasileiros. Com essa pandemia já tivemos cerca de cinco vezes essa Guerra! Falo em números e parece apenas um dado estatístico, mas falo também de vidas e sonhos que foram ceifados, perdidos, de crianças que ficaram órfãs e famílias que perderam o eixo de sustentação!”, completou Iran.

Em seguida, o petista lamentou muito que a humanidade esteja vivendo um momento tão doloroso, de tantas perdas. “Infelizmente não temos um presidente com a envergadura necessária para comandar um plano eficiente de imunização. Cientistas já alertam que em Março poderemos ter um estouro ainda maior na quantidade de mortos. É preciso que todos os gestores, Federal, Estaduais e Municipais se somem em um grande pacto pela vida, de enfrentamento a essa pandemia”.

Por fim o deputado reforçou a necessidade de pacto para garantir a imunização de toda a população e lamentou que tenha apresentado na Alese mais três requerimentos de votos de pesar. “Só ontem nós perdemos dois colegas professores para a COVID: a amiga Professora Bela do Cumbe, que foi fazer um procedimento cirúrgico e contraiu a doença; e o amigo professor Sandro de Melo de Poço Redondo. Minha solidariedade aos familiares e amigos, como também para os colegas do bancário Milton Bispo. O Brasil precisa ser levado a sério neste momento de pesar”.

Foto: Joel Luiz