Iran apela que governo do Estado acelere processo de vacinação

Por Habacuque Villacorte

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) participou da sessão remota da Assembleia Legislativa, na manhã dessa terça-feira (02), para cobrar do governo do Estado e dos prefeitos municipais mais celeridade no processo de vacinação da população sergipana contra a COVID-19. O petista reconhece alguns avanços, mas entende que Sergipe é o penúltimo Estado da Federação no quesito vacinação e que, pelo cenário atual, está regredindo.

Iran pontuou que estava reverberando uma manifestação do Sindicato dos Médicos, mas também dos Ministérios Públicos do Trabalho, Estadual e Federal para que o Poder Executivo adote medidas restritivas para impedir aglomerações e a expansão do vírus na sociedade. “Lamentavelmente percebemos certa morosidade e lentidão, uma letargia quanto à vacinação da população aqui em Sergipe”.

O petista explicou que inúmeras cidades do Brasil estão utilizando estacionamentos de shoppings, de universidades e escolas, ginásios de esportes e estádios de futebol no sentido de incrementar o processo de vacinação. “O governo usou um período para vacinar idosos acima de 90 anos, mas isso só abrange pouco mais de 4,5 mil pessoas! Em 2020, contra a gripe, a Prefeitura de Aracaju conseguiu vacinar todos os idosos em apenas 26 dias, estendendo os horários de vacinação”.

Iran reforçou que entendia o esforço do governador, mas reforçou que não dá para o Estado ter doses de vacinas guardadas e não garantir a aplicação nas pessoas. “Precisamos ser ágeis nisso! Paralisamos a vacinação no dia 16 de fevereiro até hoje! Se há dificuldade por parte do governo federal, que o governador se some aos demais Estados do Fórum de governadores, já com a autorização do STF, e vamos buscar vacinas”.

Alguns Estados já falam dos fundos emergenciais. Temos que buscar outros caminhos porque Sergipe é hoje o penúltimo Estado no quesito vacinação contra a COVID e percebo que nós regredimos. Sei que isso passa da responsabilidade apenas do governador, mas quero reforçar esse apelo a ele e aos prefeitos”, completou Iran Barbosa.

Foto: Jadílson Simões