logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iran apela para inclusão das pessoas com deficiência entre os grupos prioritários para vacinação

Por Assessoria Parlamentar

O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, apresentou na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) Moção de Apelo ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para que, seguindo recomendação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), sejam inseridas as pessoas com deficiência entre as parcelas da população com prioridade de vacinação contra a Covid-19 dentro do Plano Nacional de Imunização.

A Moção do parlamentar petista reforça argumentos apresentados ao ministro da Saúde pelo Conade, através de ofício datado de 24 de março deste ano, enfatizando que as pessoas com deficiência possuem maior vulnerabilidade ao contágio pelo coronavírus, tendo em vista que a probabilidade de contaminação pelo vírus nos indivíduos com deficiências e com doenças raras aumenta, como é o caso, por exemplo, das pessoas cegas e com baixa visão; das pessoas que necessitam estar em constante contato com cadeiras de rodas ou com outras tecnologias de mobilidade; etc.

Além disso, de acordo com as recomendações do Conande, muitas pessoas com deficiência possuem condições médicas preexistentes, como doenças neurológicas, cardíacas, pulmonares e/ou respiratórias, entre outras; assim como, também, os indivíduos com Síndrome de Down ou com deficiência intelectual severa, que estão num grupo de pessoas com alto risco de contaminação pela Covid-19.

“Corroborando com as recomendações do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, apresentamos essa Moção de Apelo ao ministro da Saúde para reforçar o pedido de inclusão das pessoas com deficiência entre os grupos prioritários para serem vacinadas contra a Covid-19. São pessoas que já estão expostas a uma série de dificuldades em função das suas deficiências e que se encontram, muitas vezes, em condição de grande vulnerabilidade. É mais que justa a inclusão desse segmento entre os prioritários no Plano Nacional de Imunização”, defende Iran Barbosa.

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo