logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iniciativas preservam os recursos hídricos em Sergipe

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) através da Comissão de Saúde e Meio Ambiente – comissão criada para combater a degradação ambiental e debater sobre os mais importantes temas na área ambiental de interesse da sociedade, busca sempre avaliar as melhores soluções para as demandas da área ambiental, além de criar políticas públicas que possibilitem a preservação e proteção do meio ambiente.

A falta de conscientização da nossa total dependência com a natureza tem sido, na atualidade, um dos grandes problemas sociais do mundo. Nesse cenário, ciente dessa realidade, a Casa Legislativa tem se mobilizado para promover caminhos para a preservação do meio ambiente sergipano. E, de forma especial, diante dos recorrentes períodos de seca nas regiões do semiárido, tem promovido pautas que mobilizaram o plenário e o envolvimento de diversos autores de áreas afins, além da própria sociedade civil.

Planejamento

A Casa Legislativa tem promovido audiências públicas, seminários, palestras e até criou uma frente parlamentar com  a finalidade de debater meios de mitigar o efeito da seca, e viabilizou meios e estratégias que proporcionem a  preservação de rios, nascentes e matas ciliares. Sabemos que a falta de água afeta a vida como um todo. E é por meio de mecanismos, com a parceria dos poderes e instituições afins do Estado (da área ambiental e dos recursos hídricos), que conhecemos os problemas advindos das estiagens e melhor forma de enfreamento cabível.

Produtividade

São os recursos hídricos essenciais para todas as formas de vida. Isso, não só na questão essencial da necessidade de água para consumo diário, mas também para nossa economia que está baseada em cadeias produtivas agroindustriais. Nesse contexto, torna-se evidente que a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são a base para todo o desenvolvimento, assegurando assim a justiça social.

A interface entre o homem e o meio ambiente é vital. Nesse contexto, a Assembleia Legislativa aprovou em Sergipe a Política Estadual de Recursos Hídricos, e de lá pra cá, várias ações foram realizadas com a participação popular.  Exemplo disso é a introdução da Educação Ambiental em diversos cenários da sociedade. Desde as escolas seculares, por meio de orientação e campanhas socioeducativas, e até mesmo as comunidades locais – que vivem próximas a áreas de preservação ambiental, e que muitas vezes são fontes do abastecimento humano de alguns municípios, têm contribuído para a proteção dos rios e matas ciliares.

 

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Foto: Google-Wikipédia

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo