Por Assessoria do Parlamentar

“Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos”. A frase do orador grego Demóstenes, apesar de distante no tempo (o orador ateniense viveu entre os anos 384 e 322 a.C.), ilustra bem a janela que se abriu para adolescentes da Comunidade Socioeducativa de Internação Masculina (Casem), unidade administrada pela Fundação Renascer, ao serem contemplados, na semana passada, com certificados de conclusão de curso em Vendas e Divulgação de Produtos, e em Serviços em Redes Sociais.

Com carga horária de 48 horas, os cursos de capacitação foram promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e foram desenvolvidas como parte da aplicação de recursos da ordem de 30 mil reais, oriundos de emenda parlamentar, destinada pelo deputado estadual Iran Barbosa, do PT, no Orçamento Anual do Estado.

“Essa foi uma das muitas emendas que destinamos, no Orçamento do Estado para este ano, à área da Assistência Social, por entender que este é um setor que precisa, de fato, de recursos para atender às muitas demandas sociais existentes; entre estas, a política de atendimento aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e que precisam de formação e capacitação que lhes permitam ampliar horizontes e encontrar seus espaços no mundo do trabalho, caso assim desejem, quando deixarem a unidade socioeducativa. Tenho certeza que, com educação, apoio e oportunidades, suas vidas podem mudar significativamente”, afirma o parlamentar petista.