logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Infraestrutura e abastecimento pautam pronunciamento do líder do Governo

O líder do Governo na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil), destacou, durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (27), os investimentos realizados pelo Governo do Estado em obras de infraestrutura e abastecimento de água. O parlamentar ressaltou entregas consideradas estruturantes pela gestão estadual, a exemplo da primeira etapa do elevado recentemente inaugurado, além de rodovias em diversas regiões sergipanas.

De acordo com Cristiano Cavalcante, as ações executadas pelo Governo representam avanços importantes para o desenvolvimento do estado. “Hoje eu não só comemoro a inauguração dessa primeira etapa do elevado, como também comemoro as estradas que o governador Fábio Mitidieri entrega, como a estrada Capela-Dores, que foi muito cobrada aqui nesta Casa e será entregue agora. A estrada do Sertão, a estrada da Jiboia. São várias estradas que existem e o Governo vem entregando”, afirmou.

Cristiano Cavalcante reafirmou ainda o compromisso político com o projeto iniciado nas eleições de 2022. “Continuarei defendendo e acreditando naquilo que iniciei em 2023, construído em 2022, para que a gente possa mudar e transformar a vida do povo sergipano. Continuarei firme acreditando nisso”, pontuou.

Iguá Saneamento

Outro tema abordado pelo líder do Governo foi o abastecimento de água em Sergipe e a atuação da concessionária Iguá Saneamento. Cristiano Cavalcante reconheceu a existência de problemas, mas afirmou que o debate também precisa considerar os avanços alcançados em diferentes regiões do estado.

“Esse problema da Iguá Saneamento, nós iremos debater aqui por muito tempo, porque ele não vai se acabar daqui para amanhã. O que nós vamos debater aqui serão os avanços”, disse.

Ao citar exemplos do sertão sergipano, o parlamentar mencionou ações realizadas em municípios como Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória e Poço Redondo, destacando a obra da nova adutora Frei Enoque. “Nós vimos a importância daquela obra que o Governo entregou junto com a Iguá, no Curralinho, em Poço Redondo. Agora vem a nova adutora Frei Enoque, uma obra importantíssima para toda a região”, ressaltou.

Cristiano Cavalcante também comentou a interrupção no fornecimento de água registrada recentemente em Aracaju e em outros municípios, destacando as medidas adotadas pelo Governo do Estado e pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese). “Houve esse problema da interrupção de água em Aracaju e em mais algumas cidades. O Governo agiu, a Agrese agiu, multou a Iguá. Foram duas multas que somadas chegaram a R$ 6 milhões”, explicou.

O deputado afirmou ainda que o Ministério Público mediou entendimento para disciplinar a suspensão da cobrança da tarifa mínima durante o período de interrupção do abastecimento. “Vivemos em um mundo do diálogo e nada mais natural do que haver essa discussão para existir a conciliação. Não é acordão, não é passar a mão na cabeça de ninguém. Os avanços estão acontecendo”, enfatizou.

Ao citar o município de Ilha das Flores, sua base política, Cristiano Cavalcante afirmou que comunidades historicamente afetadas pela falta d’água passaram a contar com abastecimento regular. “Problemas existem e ninguém está aqui para dizer que está tudo resolvido, mas nós temos que falar também dos problemas que foram resolvidos. Existiram comunidades que nunca sonhavam em ter água encanada em casa e hoje já têm esse direito”, acrescentou.

Durante aparte, a deputada Linda Brasil (Psol) questionou a atuação da concessionária Iguá Saneamento e criticou os impactos enfrentados por moradores da Grande Aracaju.

Deputada Linda Brasil

A parlamentar citou audiência pública realizada na Câmara Municipal de Aracaju e afirmou que moradores relataram problemas em bairros da capital. “Não adianta dizer que melhorou em alguma região e piorar a situação aqui da Grande Aracaju. Bairros como Siqueira Campos, América e Olaria enfrentam problemas graves”, afirmou.

Linda Brasil também questionou o pagamento das multas aplicadas à empresa e criticou a cobrança de tarifas em localidades afetadas pela interrupção do abastecimento. “O povo não quer mais desculpas da Iguá. O povo quer água na torneira”, declarou.

Em resposta, Cristiano Cavalcante reiterou que o Governo reconhece os problemas existentes e destacou que a concessionária foi penalizada. “A própria empresa já foi punida. Ela levou uma multa no mês de dezembro e outra em março ou abril. Mas existe o direito à ampla defesa”, disse.

O líder governista também afirmou que o modelo adotado busca solucionar um problema histórico no estado. “Ninguém aqui é advogado da Iguá, mas estamos defendendo um modelo que acreditamos ser o melhor para acabar com o problema da falta de água em Sergipe, que existiu a vida inteira”, ressaltou.

Deputado Chico do Correio

O deputado Chico do Correio (PT) também participou do debate e destacou avanços no abastecimento de água no sertão sergipano, mesmo tendo votado contra a concessão dos serviços de saneamento.

“Todo mundo sabe que eu não votei a favor da concessão, mas tenho trabalhado para que a água chegue à torneira dos sergipanos”, afirmou.

O parlamentar citou a obra do Curralinho, em Poço Redondo, aguardada há mais de três décadas pela população local. “São obras esperadas por mais de 30 anos e que têm pouco mais de um ano sendo tratadas. Hoje, Poço Redondo passou a ter água de fato”, declarou.

Chico do Correio também relatou ações realizadas por meio de emendas parlamentares em povoados do interior sergipano. “Nosso mandato já colocou água, junto com o governador Fábio Mitidieri, para mais de mil famílias que não tinham abastecimento. Neste domingo, inauguramos a entrega de água para 100 famílias em pequenos povoados de São Miguel do Aleixo”, relatou.

Fotos: Jadilson Simões / Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você