logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Indicação sugere campanha contra golpes financeiros

Por Kelly Monique Oliveira

Os deputados estaduais aprovaram na manhã desta quinta-feira, dia 17, durante sessão mista na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a Indicação nº 496, propondo que sejam desenvolvidas campanhas publicitárias para informar e conscientizar a população sobre as tentativas de golpes financeiros contra idosos, que aumentaram 60% na pandemia do COVID-19.

De acordo com o deputado Doutor Samuel (Cidadania), autor da propositura, segundo um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições financeiras chegaram a registrar aumento de mais de 80% nas tentativas de ataques de “phishing” (fraude de identidade), realizados através de um e-mail fraudulento, com vírus ou links que direcionam o usuário a sites falsos.

“Outro golpe que teve aumento de 65% é o do falso motoboy. Neste fraude, criminosos entram em contato com as vítimas se fazendo passar pelo banco para comunicar a realização de transações suspeitas com o cartão do cliente, e informam que um motoboy será enviado para recolher o cartão supostamente clonado para que sejam feitas outras análises necessárias para o cancelamento das compras irregulares. Os criminosos se aproveitam da ingenuidade ou da confiança dos idosos e obtém informações que dão acesso às contas bancárias das vítimas, e assim, lhes aplicam golpes financeiros. Em Sergipe não é diferente, pois há relatos de idosos que já sofreram golpes ou tentativas”, justificou o parlamentar.

Foto: Pixabay

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo