Indicação propõe que mais uma categoria entre no plano de vacinação

Por Kelly Monique Oliveira

O deputado estadual Capitão Samuel (PSC), que está licenciado para tratamento de saúde, teve a Indicação nº 259 aprovada, durante a Sessão Mista Extraordinária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta quarta-feira. 30. Nela, o parlamentar propõe ao Governo de Sergipe, através da Secretaria de Saúde (SES), que seja integrado ao Plano de Vacinação, em caráter prioritário pais, tutores e curadores de crianças e adolescentes portadores de comorbidade.

Na propositura, o parlamentar enfatizou a importância de destacar que as vacinas utilizadas no Brasil, como Corona-Vac e Aztrazeneca ainda não possuem registro pela Anvisa para serem aplicadas em menores de 18 anos. Nesse sentido, as crianças, ainda que portadoras de comorbidade não poderão prioritariamente tomar a vacina.

“As crianças e adolescentes portadoras de comorbidades possuem um alto risco de desenvolver complicações da Covid-19, caso venha ser contaminado pelo vírus. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Dor de Pesquisa e Ensino da UFRJ e outras 13 instituições brasileiras, confirmaram que a chance do agravamento da doença é 5,5 vezes maior quando comparada a uma que não tem”, reforçou Capitão Samuel.

Foto: Marcelle Cristinne/ Prefeitura de Aracaju/Arquivo