No último ano, 2016, a deputada Estadual Gorette Reis, do DEM, fez uma Indicação ao governador Jackson Barreto, a fim de que seja implantado uma Casa de Apoio, tipo abrigo, para as mulheres vítimas de violência doméstica no Estado.
A Indicação de número 142|2016 foi aprovada pelos parlamentares da Casa Legislativa, e encaminhada ao governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto.
Importância e alcance das Casas de Apoio
Em geral, as Casas de Apoio no Brasil tem o objetivo de amparar, proteger e fortalecer essas mulheres, oferecendo assistência psicológica, social, hospitalar e jurídica a elas e seus filhos. O trabalho que é desenvolvido de forma que as abrigadas conheçam os seus direitos, ampliem a consciência sobre relacionamentos afetivos saudáveis e retomem suas vidas seguras e, se possível, já inseridas no mercado de trabalho.
A Indicação da deputada – presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, também, presidente a Secretaria Especial da Saúde da Unale – faz referência a um importante diagnóstico: o Brasil registrou, nos dez primeiros meses de 2015, o número de 63.090 denúncias de violência contra a mulher – o que corresponde a um relato a cada 7 minutos no País.
Texto e Foto: Agência de Notícias Alese