Importância dos Conselhos Tutelares é debatida em Simpósio

Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese

Na manhã desta segunda-feira, 02, aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o I Simpósio para Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente: Atribuições e Desafios do Ser Conselheiro Tutelar, que teve como objetivo fortalecer a importância dos Conselhos Tutelares na proteção e garantia de direitos do público-alvo.

Deputado Georgeo Passos realiza I Simpósio para Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente

A iniciativa do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) teve como palestrantes a dra. Glícia Taís Salmeron de Miranda, conselheira Nacional dos Direitos da Criança, com o tema “Atribuições do Conselho Tutelar”. Assim como, o ex-deputado estadual por Goiás e ex-presidente da Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (Fenacria), Carlos Antônio, que abordou o tema “Os Desafios de Ser Conselheiro Tutelar”.

Na oportunidade, o deputado estadual Georgeo Passos destacou a importância da iniciativa, principalmente pelo fato de muitos conselheiros tutelares terem assumido o mandato recentemente. “As eleições aconteceram no ano passado e muitos foram eleitos pela primeira vez. Então, nada mais justo do que promovermos esse evento para explicar a relevância do trabalho dessas pessoas na proteção de nossas crianças e adolescentes”, ressaltou o parlamentar.

Carlos Antônio, ex-presidente Fenacria afirma que Conselhos Tutelares passam por dificuldades

Na avaliação de Carlos Antônio, ex-presidente da Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (Fenacria), os Conselhos Tutelares são as melhores ferramentas de trabalho na defesa e garantia de direito da criança e do adolescente, mas passam por dificuldades com a falta de apoio.

“É preciso fortalecer os Conselhos, capacitar os conselheiros para que possam ter ações, a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que conscientizem e apliquem aquilo que é necessário para formar pessoas (criança e adolescente) do bem na sociedade. Os conselheiros têm rejeição da sociedade por não entender o trabalho como deveria ser, ou seja, como protetor e garantidor dos direitos da criança e adolescente”, ressaltou.

A conselheira tutelar do município de Rosário do Catete, Aline Rodrigues, destaca que a iniciativa do deputado Georgeo Passos é importante.

Para a conselheira tutelar do município de Rosário do Catete, que está em seu segundo mandato, Aline Rodrigues de Oliveira Santos, a iniciativa do deputado Georgeo Passos é importante. “Existe um sentimento de desvalorização na questão dos nossos serviços, que é o de buscar os direitos das crianças e dos adolescentes. Muitas pessoas não reconhecem e acham que o nosso trabalho é de polícia da criança”, observou.

Fotos: Jadilson Simões