logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

Por Stephanie Macedo

Deputado registra Semana Estadual de Doação de Sangue. Foto: Joel Luiz

O deputado Luciano Pimentel (PSB) utilizou as suas Redes Sociais para registrar que hoje, 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue. O parlamentar relembrou Projeto de Lei de sua autoria, apresentado ano passado, que deu origem a Lei nº 8.776/20, que  institui a Semana Estadual de Doação de Sangue.

Sancionado em outubro de 2020, o PL visa incentivar a doação e torná-la um hábito entre os sergipanos.

“Desta forma, estaremos mantendo os estoques de sangue em níveis seguros para garantir o atendimento transfusional nos hospitais. Doar sangue é um gesto nobre que não provoca risco ou prejuízo à saúde do doador, mas que ainda precisa ser estimulado no estado”, declarou o deputado.

Doação

O doador passa por uma triagem clínica para avaliar se está em condições de doar. Contudo, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, há requisitos necessários para doação de sangue, a exemplo de estar bem de saúde; pesar no mínimo 50 Kg, não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Para quem teve Covid-19, somente poderá doar 30 dias após estar totalmente sem nenhum sintoma. Quem teve contato com alguém, somente após 14 dias.

Vacinas

Para quem tomou a vacina da gripe, o intervalo para doar sangue deve ser de 14 dias. Já para as vacinas contra a covid-19,a do tipo, Coronavac, o intervalo é de dois dias. Para os imunizantes Pfizer e Astrazeneca, o intervalo será de sete dias.

Coleta

A coleta de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. Mais informações sobre os serviços através dos telefones: (79)3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

Foto: Pixabay 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo