logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Hoje é do Dia Estadual de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Por Stephanie Macêdo

Nesta terça-feira, dia 26 de abril, é celebrado em Sergipe o Dia Estadual de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data foi criada em 2011, a partir de Projeto de Lei aprovado  pela Assembleia Legislativa de Sergipe. A Lei Estadual nº. 7.216 foi sancionada em 13 de outubro de 2011. O evento tem o objetivo de alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde. A doença afeta cerca de 30% da população, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

A data também é celebrada nacionalmente, o ‘Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial’ foi instituído pela Lei nº 10.439/2002 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da aferição regular da pressão arterial, da adoção de hábitos saudáveis, do diagnóstico preventivo e do tratamento adequado da doença, que mata mais de dez milhões de pessoas por ano no mundo. 

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada  em novembro de 2020, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os casos de hipertensão cresceram no país desde 2013, ano da última edição do levantamento. A pesquisa indica que mais de 38,1 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais sofrem de hipertensão. O número equivale a 23,9% da população dessa faixa etária, e é 2,5 pontos percentuais maior do que o registrado em 2013. Em 2019, 72,2% dos hipertensos afirmaram ter recebido assistência médica para a doença nos 12 meses anteriores à entrevista.

Tratamento e cuidados após o diagnóstico:

A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular, não fumar, moderar o consumo de álcool, entre outros.

A ex-deputada estadual Conceição Vieira é autora da iniciativa da Lei Estadual de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial em Sergipe.

 

Foto: GOV.BR

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo