Por Kelly Monique Oliveira
No 3º episódio da série “O Voto”, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), através da Diretoria de Comunicação do órgão, apresenta nesta segunda-feira, 19, à sociedade sergipana a história sobre a primeira eleição no Brasil com eleitor. A exibição acontece durante a programação da TV Alese, canal 5.2 e pelos demais canais de comunicação oficial do órgão como Agência de Notícias, Youtube, Facebook e Instragram, ao longo deste mês de outubro.
O documentário de hoje, mostra que a primeira eleição no Brasil aconteceu de forma indireta, ainda durante o período colonial. Apenas homens da alta nobreza e donos de grandes negócios podiam votar e escolhiam pessoas que seriam responsáveis pelas vilas coloniais, os cargos para juízes, procuradores, assim como, vereadores.
A primeira eleição direta surgiu em 1881, com a aprovação da lei saraiva. Segundo alguns historiadores, a lei foi conservadora para evitar que possíveis escravos livres pudessem votar e influenciar nas decisões que eram tomadas. O voto direto só foi ampliado em 1945, quando homens e mulheres acima de 18 anos e alfabetizados puderam votar.
Foto: Freepik