Gustinho faz discurso emocionado em despedida do Parlamento

O deputado estadual Gustinho Ribeiro (SD) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã dessa terça-feira (18), para fazer seu último discurso como parlamentar e não “economizou” em emoção. Eleito para um mandato de deputado federal a partir de fevereiro de 2019, Gustinho fez uma retrospectiva sobre as duas legislaturas em que esteve na Casa e nominou todos os colegas de parlamento com quem conviveu. Também fez registros especiais aos deputados Venâncio Fonseca (PSC), Luciano Bispo (MDB) e Goretti Reis (PSD).

Ao fazer uso da palavra, Gustinho procurou externar sua gratidão por todos que fazem a Alese, saudando não apenas os colegas deputados, mas também os servidores de uma forma geral. “Deixo aqui nossa gratidão e saio com o sentimento de alegria por ter feito parte desta Casa que é tão importante para a história política do nosso Estado. Saio não com o sentimento de despedida e tristeza, mas com orgulho por ter sido parte de um parlamento tão forte”.

Em seguida, Gustinho lembrou que chegou à Alese muito jovem, com apenas 27 anos, e agradeceu ao povo de Lagarto, em especial, e os sergipanos em geral que lhe confiaram dois mandatos no Poder. “Iniciei como vereador de Lagarto e, na metade do meu mandato, tive a oportunidade de me candidatar a deputado. Aprendi na Câmara de minha cidade, mas foi aqui que percebi que o parlamento fazia parte da minha alma, da minha personalidade e do meu espírito, onde a gente discute os problemas do povo, onde debatemos os problemas de Sergipe”.

Mais adiante Gustinho recordou os momentos de turbulência pelos quais atravessou junto com os colegas de parlamento, superando “batalhas políticas, legislativas e até jurídicas”. “Aqui sempre estivemos unidos e confiantes, travamos enriquecedores debates, que me fizeram crescer do ponto de vista pessoal, mantendo o equilíbrio nos momentos de pico, sem deixar que o conteúdo acalorado saísse do campo político e ideológico e descambasse para o lado pessoal”.

Venâncio Fonseca

Gustinho Ribeiro também fez uma saudação especial ao deputado estadual Venâncio Fonseca, que está deixando o parlamento após seis mandatos. “Nutro um carinho especial e muito respeito, além de uma profunda admiração. Como líder do governo de Marcelo Déda (in memoriam) travamos embates na votação do Proinveste, que gostaríamos de vê-lo aprovado o mais rápido possível, e Venâncio discutia alterações no projeto sempre respeitoso”.

“Foi ali que percebi que poderia aprender com seu conhecido perfil de parlamentar combativo, ético e cumpridor da palavra. Será um exemplo para as gerações vindouras que chegarão a esta Casa, como foi para mim. Quem estudar a história desse parlamento

verá o nome de Venâncio Fonseca sempre destacado. Contribuiu muito para o desenvolvimento desse Estado, engrandeceu a atividade parlamentar, demonstrou que tem vocação, que gosta do que faz, de discutir os interesses do povo”, pontuou.

Goretti Reis

Em sua despedida, Gustinho fez uma saudação para sua adversária histórica em Lagarto, a também deputada Goretti Reis. “Seu pai, o ex-deputado Artur Reis, e meu avô, Rosendo Ribeiro Filho, lideraram agremiações políticas em Lagarto e sempre tiveram uma presença muito marcante nesta Casa. Tive a honra de dar continuidade a esse trabalho e acho que a deputada sente o mesmo”.

“Mesmo com os embates duros que travamos aqui e lá em Lagarto, mesmo não concordando com alguns dos seus posicionamentos, sei que Goretti quer dar continuidade a história de sua família e ao legado do grande líder político que foi Artur de Oliveira Reis, que exerceu com muita força vários mandatos de deputado”, completou Gustinho, em um gesto com a adversária e colega de parlamento.

Luciano Bispo

Gustinho também destacou o trabalho do deputado Luciano Bispo enquanto presidente da Alese. “Luciano acolheu todos nós muito bem, tem sido um dos melhores presidentes que esta Casa já teve e aproximou este Poder da população. Enfrentou momentos turbulentos como naquele caso das subvenções e soube conduzir e administrar o Poder. Reconstruiu a história do parlamento mantendo uma relação de respeito com o Ministério Público, com o Judiciário, com órgãos fiscalizadores como o Tribunal de Contas e reatou a harmonia com o Executivo. Muito obrigado por esse trabalho”, agradeceu.

2019

Por fim, Gustinho acredita que seu desafio será ainda maior no Congresso Nacional, a partir de fevereiro, quando assumirá o mandato de deputado federal. “Nosso mandato será pautado nas novas práticas, modernizando e renovando a política. Lá estaremos votando em defesa dos trabalhadores, da juventude e dos aposentados. Lembro de um vereador de Lagarto que poucos acreditavam e por duas vezes foi eleito deputado estadual. Agora essas mesmas pessoas se mobilizaram e me elegeram deputado federal. Sou muito grato a todos vocês”, concluiu, já com a voz embargada.

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

Fotos: Jadílson Simões