Gualberto prestigia reinauguração do Centro de Excelência em São Cristóvão

Por Habacuque Villacorte

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Francisco Gualberto, participou da solenidade promovida pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Educação, para inaugurar a reforma do Centro de Excelência Hamilton Alves Rocha, no conjunto Eduardo Gomes, município de São Cristóvão. O investimento na obra foi superior a R$ 2,2 milhões.

Deputado estadual Francisco Gualberto

“O investimento que estamos vendo aqui não significa apenas cuidar do saber, mas garantir a segurança alimentar para os nossos alunos. Além da honra de representar a Alese neste evento, tem outra particularidade que me conforta muito: eu sou filho de São Cristóvão. É um prazer redobrado. Recentemente o governador já inaugurou o Centro de Reabilitação para pessoas com deficiência. Hoje não é exagero dizermos que temos um governador que está cuidando do seu povo de forma integrada, sem deixar de priorizar as questões do Estado”, destacou Francisco Gualberto.

Belivaldo Chagas

Governador descerra a placa na escola

O governador Belivaldo Chagas (PSD) falou sobre a inauguração de uma obra tão importante para o futuro da comunidade. “Esta é uma obra que nos orgulha porque ela vai formar homens e mulheres para o futuro de Sergipe e do Brasil. Mas para que a escola funcione é necessário que haja uma integração dos professores, dos pais e dos alunos”.

“Temos que preservar este prédio, sua estrutura física, mas também dar continuidade aos avanços que esta unidade de ensino já atingiu no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e demonstrou ter compromisso com a Educação. É fato que perdemos muito por conta da pandemia, mas temos que continuar nesta toada, porque são 42 escolas públicas sendo reformadas e ampliadas. Melhoramos a estrutura física, mas estamos atentos aos aspectos pedagógicos, dando condições tecnológicas para todos esses alunos”, completou o governador.

Josué Modesto

Secretário de Educação Josué Modesto

O secretário estadual de Educação, Josué Modesto, destacou que com a suspensão das aulas por conta da pandemia, foi possível reformar e ampliar as unidades de ensino. “Com o fechamento das escolas, nós pudemos intensificar as obras, ou que estavam contratadas ou que precisavam de menores intervenções. Temos aqui uma escola que está à disposição do programa de Ensino Médio em tempo integral, com excelente estrutura e laboratórios”.

A diretora da escola, professora Ana Lúcia Lopes, disse que é muito importante para os alunos estarem numa escola reformada, funcionando da maneira adequada, isso dá um bom acolhimento e motiva todos a cuidar desse ambiente escolar.

Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, agradeceu ao governo pelo investimento: “O governo de Sergipe e o governo municipal estão aqui, caminhando de mãos dadas, com cada um fazendo a sua parte. Essa escola aqui obteve o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da rede estadual no nosso município. Entre os 75 municípios, São Cristóvão saiu da 49ª posição para 5º colocado, graças à modernização e valorização dos nossos professores, peça fundamental do ensino público”.

A obra

Foram investidos R$ R$ 2.245.894,08 na recuperação da estrutura em concreto armado, revisão da cobertura, execução das rampas e escadas, substituição de revestimento cerâmico e polimento do piso de alta resistência. As melhorias visam oferecer qualidade na permanência na escola no sistema de turno integral para alunos e funcionários. A unidade possui 264 alunos matriculados.

Centro de Excelência Hamilton Alves Rocha

Atendendo uma reivindicação antiga dos alunos, as salas de aula e a da administração foram climatizadas, a quadra esportiva ganhou equipamentos, novos vestiários masculinos e femininos; além da construção de um auditório. Também foram modernizados e reformados os sanitários. A escola ganhou novas instalações elétricas e hidrossanitárias com bancadas, louças e metais sanitários.

Para melhorar toda a estrutura de serviços do Centro, foi executado um sistema de Gás (GLP); construção de Casa de Gás, construção da Casa de Lixo; de Caixa D’água e Casa de Bombas; substituição de todas as Esquadrias (basculante, janelas e portas); execução do Estacionamento; construção de muros; execução da Rede de Drenagem de Águas Pluviais, além da pintura geral e execução da acessibilidade.

Com a melhoria da parte elétrica, o Laboratório de Informática e o Laboratório de Ciências foram reformados recebendo equipamentos modernos. Os alunos e servidores terão à disposição internet de 10mb e um PBLE (Projeto Banda Larga nas Escolas) de 10mb, assim como a 15 computadores no Laboratório, além dos aparelhos da Coordenação, Diretoria e Secretaria. A unidade de ensino ganhou, ainda, um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e Sistema de Combate a Incêndio e Pânico.

Fotos: Joel Luiz