Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
“Nosso estado hoje é um estado cultural. Parabéns ao governo do Estado, ao prefeito de Aracaju e a todos que estão fazendo as festas juninas pelo interior sergipano”, declarou Francisco Gualberto.
A realização dos festejos juninos no estado de Sergipe, bem como a valorização dos artistas da terra nos palcos de shows espalhados na capital e nos municípios sergipanos, foram acontecimentos parabenizados pela maioria dos parlamentares do Poder Legislativo. O discurso favorável aos festejos foi iniciado na tribuna, durante sessão plenária de hoje, 25, pelo deputado estadual, Francisco Gualberto (PT).
Segundo o parlamentar, a diversidade cultural marcou os festejos juninos. “Tivemos apresentações de quadrilhas juninas, de samba de côco, de trio pé de serra, e shows com cantores da terra. Nosso estado hoje é um estado cultural. Parabéns ao governo do Estado, ao prefeito de Aracaju e a todos que estão fazendo as festas juninas pelo interior sergipano”, declarou Francisco Gualberto.
Lotação
Gualberto disse que participou na noite de ontem, 24, do Forró Caju, (Centro de Aracaju), e espaços de shows estavam completamente lotados. “Encontrei uma multidão, e assisti um show de encher os olhos, que foi realizado pela cantora sergipana, Amorosa. Foi um show maravilhoso, empolgante”, declarou o deputado.
Ressaltou que após apresentação da cantora, repertório seguiu através da sanfona do cantor sergipano, Mestrinho. “Ele é conhecido pela grande mídia, autêntico sergipano. Considerado hoje um dos maiores sanfoneiros do Brasil e do mundo. É mestrinho tido como sendo aquele que vai dar continuidade ao trabalho, da história musical do cantor Dominguinhos. Duas apresentações de dois grandes artistas, e os que também iriam se apresentar naquela noite também eram sergipanos. Toda a programação, mais de 95% são artistas sergipanos, eram de cantores da terra. Esse número representa mostrar, para a multidão, a divulgação dos artistas sergipanos”, declarou Gualberto.
Apartes
Na sessão plenária desta terça-feira, o deputado Rodrigo Valadares (PTB) citou no pequeno expediente a ocorrência de esvaziamento da população nos espaços juninos em Aracaju. A sua declaração foi rebatida por maioria dos deputados presentes no plenário. “Não vamos ouvir desvalorização”, disse Gualberto, que recebeu apoio de alguns deputados da casa.
“Eu quero me somar inteiramente com suas palavras. Vivemos uma crise nacional, e essas festas devem ser feitas com inteligência, e essa inteligência foi exercida pela Prefeitura de Aracaju, e pelo Governo do Estado, que valorizaram às pratas da casa, valorizaram os artistas sergipanos. Em audiência pública realizada nessa casa por artistas sergipanos, que pediram valorização dos cantores, e foi isso que aconteceu em Sergipe. Parabenizo a superintendente da Aperipê, Conceição Viera, ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e ao governador do Estado, Belivaldo Chagas. Muitos municípios de Sergipe estão de parabéns pois também fizeram suas festas”, disse Garibalde Mendonça.
“Eu posso afirmar, o São João é sergipano. Você vai no interior e vê lá fogueira nas portas, tem pessoas assando milho e soltando fogos nas ruas. Não são bandas populares que fazem o São João, o verdadeiro São joão é essa tradição que vemos pelo interior, do povo nas portas”, salientou a deputada Maísa Mitidieri (PSD).
Também, o deputado Adailton Martins (PSD) parabenizou aos prefeitos do estado. “Apesar da crise econômica que estamos atravessando, quero parabenizar a todos os prefeitos por realização do São João em seus municípios”, disse.
Após receber apartes dos pares deputados, o deputado Francisco Gualberto afirmou: “Queira ou não os azarões, Sergipe é o país do forró, tem moça bonita que só”. Com essa citação o deputado encerrou sua exposição na tribuna. A frase usada foi extraída da canção intitulada “Sergipe é o País do Forró”, do artista sergipano, o cantor e compositor, Rogério. Todos os anos a canção é slogan nos festejos juninos do estado de Sergipe.
Fotos: Jadison Simões
.