logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Gualberto diz que redução do ICMS dos combustíveis prejudica os mais pobres

Por Habacuque Villacorte

Em meio a discussão sobre a cobrança do ICMS dos combustíveis, o deputado estadual Francisco Gualberto (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã dessa quarta-feira (25), para dizer que quem defende a redução desse imposto vai prejudicar ainda mais a população mais pobre. O petista entende que a medida (redução) vai impedir os contínuos reajustes anunciados pela Petrobras e pelo Ministério das Minas e Energia.

Eu ainda não conversei com o governador sobre este tema, mas com alguns colegas deputados. Mas quem defende essa redução do ICMS dos combustíveis quer prejudicar duas vezes mais as famílias carentes. No mês passado nós tivemos três reajustes do preço da gasolina e essa redução tão propagada do ICMS não impede essa política de reajustes”, explicou o deputado.

Para Gualberto, quando o governo decide reduzir o ICMS, ele perde capacidade de dar assistência aos mais pobres, de fazer obras de infraestrutura e de pensar em melhorias de salários. “Mantém o pobre ganhando uma cesta básica e o pior: sem condições de cozinhar seus alimentos porque não terá R$ 100 para comprar um botijão de gás”.

Infelizmente a Petrobras mantém os aumentos para privilegiar os investidores internacionais que apostam tudo nas bolsas de valores. Ficam com esse discurso de aumento do combustível atrelado ao dólar, mas e a visão social da empresa? Então quem defende essa redução, que vem na tribuna cobrar do Estado, mais na frente voltará a cobrar do Executivo as ações sociais para atender aos mais necessitados”.

Foto: Jadílson Simões

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo