Aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) o Projeto de Lei (PL) de nº 451/2023 de autoria do deputado estadual Marcelo Sobral (União Brasil). A propositura declara Grupo Folclórico Ilariô”, de Pirambu, como Bem de Interesse Cultural de Sergipe. O objetivo é fomentar o turismo da região e perpetuar a história cultural do município.
O grupo folclórico Ilariô é tradicional da cidade de Pirambu e foi fundado em 26 de agosto 1994, numa roda de samba de coco, na sede do sindicato dos trabalhadores rurais de Pirambu, sendo retomado pela Sra. Maria dos Santos Sales, mais conhecida como Dona Nazilde, como uma herança dos seus antepassados. É um grupo que nasceu do samba de roda e do samba de coco.
Atualmente o grupo possui 30 integrantes, são 15 pares, entres crianças, jovens e adultos. “O Ilariô possui um repertório de aproximadamente 100 músicas, entre composições de Dona Nazilde, o seu pai Deoclides Gomes Sales e parceiros. A apresentação se divide entre o cortejo e a grande roda. Durante o cortejo é um repertório e na grande roda o repertório é mais específico, puxando para as danças de coco”, explicou o parlamentar Marcelo Sobral.
Em 2019, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe por meio da TV Alese homenageou o grupo folclórico Ilariô, no quadro “Essa é minha arte”, contando a história de Dona Nazilde e da origem do grupo.
Foto de Capa: Projeto Tamar