Grade do curso de Direito deixa Constituição Estadual em 2º plano

Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese

Luciana Amorim Santana, estudantes do 4º do curso de Direito da UFS

O 2º Simpósio Constituição de Sergipe realizado pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) chamou a atenção de estudantes do curso de Direito de instituições públicas e privadas. De acordo com Luciana Amorim Santana, estudantes do 4º do curso de Direito da UFS, além das horas complementares, que são necessárias para a conclusão de qualquer curso de nível superior, a Constituição Estadual é colocada em segundo plano pelas instituições de ensino.

“O conhecimento sobre a Constituição Estadual é fundamental porque, infelizmente, no curso de Direito das universidades no Brasil existe uma supervalorização da Constituição Federal e a Estadual é colocada em segundo plano. Prova disso, é que antes a grade curricular do curso de Direito da UFS tinha a matéria de Direito Constitucional Estadual e, hoje tem apenas Direito Constitucional I e II, que fala sobre a Constituição Federal”, declarou a estudante.

Diante da situação, Luciana Santana, observou que a realização do Simpósio é uma oportunidade para os estudantes. “Precisamos procurar conhecimento sobre a Constituição Estadual fora da universidade. Esse Simpósio está sendo fundamental porque, além de ser qualidade, trouxe palestrantes de alto nível que agregou conhecimento da nossa Constituição”, comemorou.

Enfim, a estudante de Direito da UFS parabenizou a iniciativa da Casa Legislativa por proporcionar conhecimento tanto de caráter histórico como atual da Constituição.