logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Governo deve garantir ações que previnam e coíbam exploração sexual de crianças e adolescentes

Por Ascom Parlamentar

A Assembleia Legislativa aprovou Moção de Apelo ao governador Belivaldo Chagas solicitando que sejam envidados todos os esforços no sentido de adotar as providências necessárias à efetiva execução da Política Estadual de Prevenção, Identificação e Coibição de Práticas de Violência ou de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes prevista na Lei 7.271/11. A iniciativa é da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), que é autora da referida Lei.

“Embora, em nosso Estado desde 2011 esteja em vigor a Lei 7.271, nota-se que a mesma não vem tendo a atenção devida. E dada a sua relevância, estamos apelando por sua efetividade”, explicou Maria, observando que dentre as diretrizes estabelecidas está a promoção de ações de prevenção, articulação e mobilização, visando a erradicação do abuso e da exploração sexual impostas às crianças e adolescentes de Sergipe.

Maria destacou a necessidade da sua efetivação, considerando que a cada dia novos casos de abuso e violência sexual são descobertos e denunciados, alguns deles com maior impacto social. Para ela, o abuso sexual infantil ainda é um tema complicado e difícil de ser abordado por diversos fatores, dentre eles, o preconceito e o silêncio impostos às vítimas que, em geral, são ameaçadas pelos seus algozes.

“De janeiro a dezembro de 2018 foram contabilizados, na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, 253 atendimentos a vítimas de violência sexual”, disse a deputada, ressaltando que, de acordo com a coordenadora do pronto socorro da maternidade, desses atendimentos realizados no ano passado, 191 eram referentes a menores violentados, em sua maioria do sexo feminino, e grande parte deles ocorrido no seio da própria família.

 

Sequelas

 

Maria lembrou que das diretrizes e garantias previstas respectivamente nos artigos 6º e 7º da Lei 7.271, o Estado, promoverá meios capazes de prevenir e diminuir os casos de violência e abusos. Para isso, poderá elaborar e intensificar campanhas oferecendo informações às crianças e adolescentes de modo que consigam entender quando estão sendo expostos a uma situação perigosa ou que possa se configurar como abuso sexual.

“Infelizmente, essas crianças e adolescentes ficam sequelados para o resto da vida. Serão cidadãos com o futuro comprometido porque terão baixa autoestima, sentimento de culpa, raiva com o próprio corpo. Em muitos casos há dificuldade no estabelecimento de relações de confiança com outros indivíduos adultos. São danos emocionais irreparáveis”, citou Maria.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo