Governo decreta ponto facultativo na quarta-feira (24)

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese (*)

O governador Belivaldo Chagas (PSD) concedeu ponto facultativo nesta quarta-feira (24), de acordo com o Decreto estadual de número 40.498, de 19 de dezembro de 2019, quando se celebra o dia de São João, festejo junino tradicional da região Nordeste.

A medida abrange todas as repartições e órgãos estaduais da administração direta e indireta. Os serviços emergenciais do Estado, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, o Samu 192 Sergipe, hospitais e demais unidades de saúde de urgência estarão de plantão para atender as demandas da população.

Retomada da economia

Na semana passada, o governador iniciou o processo de flexibilização parcial do comércio. Na quinta-feira (18) retomaram suas atividades o comércio de eletrodomésticos, eletrônicos e elétricos, comunicação, informática, equipamentos de áudio e vídeo; comércio de móveis e colchões; escritórios de engenharia e arquitetura; concessionárias de veículos; imobiliárias e similares. Todas estas atividades estão funcionando em horários específicos, das 9 h às 16 horas, dentro da estratégia do governo de não aumentar a aglomerar mais pessoas no serviço de transporte coletivo.

Também na coletiva de segunda-feira (15) passada, o governo anunciou um cronograma de início da reabertura de atividades consideradas não essenciais a partir desta quarta-feira (24). Esse cronograma foi dividido em três fases, nas cores laranja, amarela e verde, respectivamente. O governador deixou claro que a abertura seria gradual e o planejamento é detalhado em seis semanas, a contar de agora.

Reunião do Comitê Gestor

Em seu anúncio, semana passada, o governador pontuou que mesmo que a flexibilização contemple os serviços da cor laranja, o processo só avançará para as cores amarela e verde se houver colaboração da sociedade, quanto às medidas de isolamento social.

Hoje (22) e amanhã (23) o Comitê Gestor de Retomada Econômica (COGERE) e o Comitê Gestor de Emergência (CGE) estarão reunidos, a portas fechadas, no palácio dos Despachos para avaliar os números da pandemia. Estes dados são alguns dos indicadores já estabelecidos no Plano de Retomada Econômica e é preciso que sejam favoráveis para que a flexibilização tenha continuidade.

(*) Com informações do governo do Estado