Governo acata indicação do deputado Adailton Martins e reduz ICMS do Gás Natural Veicular

Por Assessoria do Parlamentar

O governador Belivaldo Chagas acatou a indicação nº184/2019 de autoria do deputado estadual Adailton Martins (PSD), também já aprovada pela mesa diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), de reduzir o Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS), que incide sobre o Gás Natural Veicular (GNV), utilizado no abastecimento da frota de táxi do estado.

Satisfeito com a decisão do gestor estadual em baixar a alíquota do ICMS para o GNV, Adailton Martins destacou que os taxistas do estado, em especial, Aracaju e Japaratuba têm o que comemorar.

“Foi uma solicitação do batalhador e amigo Adriano taxista, que pediu que fizéssemos essa indicação para beneficiar a categoria. Tivemos uma audiência do com o governador, juntamente, com a senadora Maria do Carmo e representantes da classe para discutir a questão, e graças a Deus a decisão de Belivaldo vai ajudar a classe trabalhadora”, comemorou o parlamentar.

De acordo com o autor da propositura, a medida beneficiará, além dos taxistas, todos os cidadãos por conta da diminuição da poluição. “O maior benefício do GNV é a economia e a proteção ao meio ambiente. Por apresentar grande economia, é considerado um combustível popular, em especial a profissionais que utilizam veículo como ferramenta de trabalho, o que é o caso dos taxistas”, justificou o parlamentar.

Adailton Martins explicou que para o meio ambiente, o GNV reduz em 15% a emissão de dióxido de carbono, quando comparado ao etanol, e em 20%, quando comparado à gasolina. “Assim, os veículos movidos a gás natural se enquadram na categoria de automóveis de baixíssima emissão de poluentes, gerando menos contaminantes ao ar e atende aos limites estabelecidos pelo Programa de Controle de Emissões por Veículos Automotores (PROCONVE)”, pontuou.

Para Adriano Taxistas a notícia é motivo de comemorar e agradecer ao apoio e compromisso do parlamentar. “É motivo de satisfação e alegria! Estive aqui no dia 8 de abril, solicitando essa indicação. E pensando na categoria de taxista do estado de Sergipe, que é em torno de 10 mil trabalhadores, os deputados aprovaram a indicação de Adailton Martins”.

O gestor anunciou na última segunda-feira, 09, a redução de 18% para 12%. A medida passa a valer a partir de março de 2020 e visa estimular o aumento do consumo de GNV em Sergipe e contribuir para redução de poluentes no ar.

Foto: Jadílson Simões