Governador presta contas da gestão estadual na Alese

Além da posse da Mesa Diretora para o biênio 2017-2019 da 18ª Legislatura, a abertura dos trabalhos legislativo nessa quarta-feira (15) foi marcada pela prestação de contas da gestão estadual feita pelo governador Jackson Barreto (PMDB), respeitando o dever constitucional, para os deputados estaduais. JB estava acompanhado do vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), além de diversos secretários de Estado e diretores de órgãos da administração pública.

Jackson ouviu do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo (PMDB), que o Poder como um todo está a disposição do Executivo para receber e apreciar qualquer projeto que para lá for encaminhado e assegurou que o seu compromisso, enquanto comandante do Legislativo, “é trabalhar pelos interesses dos sergipanos, sempre preservando a governabilidade e a relação harmônica com o governador”.

Em seu discurso, Jackson Barreto disse que seu governo tem a responsabilidade histórica de não fracassar. “Sergipe nos impõe agora o grave desafio de vencermos uma crise. Da qual não temos a responsabilidade maior, mas, não há ente federativo, não há qualquer outro poder, ou instituição pública, que, diante das circunstancias, possa eximir-se daquela parcela de responsabilidade na soma dos erros, ou das adversidades coletivas”, reconheceu.

O chefe do Poder Executivo deu seu testemunho em gratidão ao comportamento do Legislativo. “Seus representantes souberam, com espírito republicano, dar prioridade ao interesse coletivo, deixando ao lado possíveis injunções partidárias, conveniências pessoais, ou ambições insatisfeitas, e assim, tornando possível o transito normal das propostas do executivo, aqui submetidas à apreciação”.

Seca

O governador reconheceu os problemas com a seca, ressaltando que pelo sexto ano o Estado atravessa uma prolongada estiagem, e os efeitos se estendem do sertão ao litoral. Ele citou que já estão secas as principais barragens que abasteciam populações e garantiam a irrigação, inclusive de grandes áreas produtoras, em Itabaiana, Lagarto e Tobias Barreto. “Em dezembro de 2015 foi criada uma Força – Tarefa para propor projetos e fortalecer ações, não só no abastecimento do semiárido, como também em outros locais, nunca antes afetados pela ausência de chuvas, como é o caso de Malhador, cujas fontes de abastecimento secaram completamente.

“Foram perfurados, emergencialmente, mais de 150 poços artesianos, enquanto buscávamos recursos, quase desesperadamente em Brasília, para a construção, em caráter de urgência, de um canal  que assegurasse o abastecimento de água para Aracaju, diante da redução continuada das aguas do São Francisco, deixando em seco as bombas do sistema de captação. Projetamos a recuperação de barragens e construção de novos reservatórios, o que já esta sendo iniciado, ou se iniciará nos próximos meses, na medida em que ocorram aportes de recursos federais que nos foram  assegurados , após contatos repetidos que temos mantido com o presidente Temer e os seus Ministros, que, devo acentuar”, completou JB.

Óleo e Gás

JB também alertou os deputados para o colapso do sistema Petrobras, que resultou no desmonte, em larga escala, das atividades relacionadas à produção de óleo e gás em Sergipe, afetando, também, a área de fertilizantes. “Em consequência, várias empresas da cadeia produtiva encerraram suas atividades. A indústria da construção civil acompanhou a tendência registrada em todo o país, e desativou projetos, gerou desemprego, e esse mesmo cenário repete-se na indústria de transformação, no setor de serviços, e no comércio”.

Investimentos

Na oportunidade, o governador também falou sobre investimentos, com destaque para a assinatura, no Palácio do Planalto, em conjunto com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), e o Ministro dos Transportes, Maurício Quintela, os convênios para o reinício das obras de duplicação da BR-101, também, de complementação da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Aracaju, concluídas que estão aquelas obras realizadas sob responsabilidade direta do governo do estado em todo entorno do aeroporto como o desmonte do Morro da Piçarreira e todo o anel viário que passou por profundas intervenções.  “Foi anunciado pelo Presidente Temer, o regime de concessão para a rodovia federal, BR-235”.

Para a Saúde, ele destaca a Ordem de Serviço que será dada, nesta quinta-feira (16), para o início da construção do prédio do Hospital do Câncer Governador Marcelo Déda no Estado. “Foram muitas barreiras que encontramos ao longo desses anos para que chegássemos nesse dia. Barreiras de ordem burocráticas que foram vencidas uma a uma com trabalho, competências das equipes do governo e muita paciência.

O governador ainda falou da obra do Centro de Referência para o Tratamento de Pessoas com todos os tipos de Deficiência. O CER-4 será um centro de referência tão importante para as pessoas que possuem deficiência, que já serviu de referência para o Ministério da Saúde replicar em todo país. Estamos com mais de 60% das obras prontas e vai custar R$ 16 milhões com recursos provenientes de uma emenda parlamentar de minha autoria, quando fui deputado federal por Sergipe”.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadílson Simões