Governador assina atos que irão preservar matas ciliares, garantir água potável e encerrar lixões a céu aberto

Mais um marco histórico na área ambiental do Estado de Sergipe foi consolidado na manhã desta terça-feira, 14 . O Governador de Sergipe, Jackson Barreto, assinou no Palácio dos Despachos, o Decreto de Homologação dos Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos, a qual instrumento dará  meios para que os 75 municípios de Sergipe possam captar recursos financeiros  junto ao Ministério do Meio Ambiente e o das Cidades, entre outras fontes, a fim de encerrar os mais de 129 lixões a céu aberto no Estado, implantando aterros sanitários. Governador também assina a Criação da Unidade de Conservação Mata do Cipó, responsável pelo abastecimento humano dos municípios de Siriri, Nossa Senhora das Dores e Capela.

medium_0c522eaf8c8e8a9bffbe0396c36f85d2Segundo externou o governador de Sergipe, o decreto de homologação dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos contempla o número de quatro Consórcios Públicos de Saneamento Básico, que divididos por regiões, abrangem os 75 municípios de Sergipe.  São elas: região Sul e Centro-Sul, região do Agreste Central, região do Baixo São Francisco e, a da Grande Aracaju.

“Esses planos nortearam às prefeituras, em consórcio, a realizarem a gestão adequada dos resíduos sólidos. É um investimento de 2 milhões e 300 mil reais que darão as prefeituras condições de captar recursos junto ao Governo Federal, a fim de levantarem aterros sanitários em suas regiões e assim encerrarem os lixões a céu aberto”, comemora o governador.

Deputado Estadual de Sergipe pelo PT, Francisco Gualberto também se manifestou favorável aos atos, e ressalta iniciativa como muito significativo para a gestão ambiental. Disse ele que tem  preocupação com as  questões ambientais.

gualberto“Essa preocupação está expressa em um projeto, inclusive, que eu consegui aprovar ainda no governo Marcelo Déda,  que reserva 0,05% de tudo arrecadado em Sergipe para preservação das nascentes dos rios do nosso Estado”, pontua Gualberto, enfatizando que, sobre proteção de rios e encerramentos dos lixões, tem tudo a ver um com o outro, “pois  os lixões podem poluir lençóis freáticos, então obviamente que  esse cuidado com a água nos remete a ter também cuidado com o lixo. Uma coisa tratada de forma equivocada vai prejudicar a outra. Eu sei que muita gente ainda não se alertou para a importância, mas nós temos cada vez mais, darmos atenção esse tema. E é isso que o governo de Sergipe está fazendo nesse evento especificamente através da Secretaria de Meio Ambiente, que é coordenada pelo nosso colega, Olivier Chagas”, externou o parlamentar durante a solenidade.

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, sinaliza ato ambiental como positivo, e diz que consórcio público de saneamento básico irá  baratear a gestão dos Resíduos Sólidos do seu município. Quanto ato de assinatura para criação da Unidade de Criação Mata do Cipó, prefeito parabeniza a iniciativa do Governo do Estado, e faz uma importante revelação a Agência de Notícias Alese, contou que o município de São Cristóvão também tem projeto semelhante:

“Ontem mesmo eu conversei com o secretário do meio ambiente do Estado, e falamos do resgate do Projeto de Transformação da Mata do Pratinha em Jardim Botânico, que passará a ser uma Área de Preservação Ambiental (APP). Também, falamos sobre  a recuperação da Mata da Muniz, onde hoje é feita a captação de água para a cidade alta, e que  hoje estamos passando por problema sério, pois esse manancial está perdendo seu potencial hídrico devido a degradação. Então, junto a Olivier, vamos tratar desse assunto. O grande problema da escassez de água na parte alta da cidade, é que o riacho do Muniz, que atende essa região, está secando. Cerca de 40 mil pessoas precisam desse manancial, então é preciso da recuperação urgentemente desse manancial, pondo fim  a essa degradação”, asseverou Marcos Santana.

Eufórico com o nascimento da mais nova unidade de conservação estadual, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Olivier Chagas, destacou que a assinatura para Criação da UC  da Mata do Cipó representa o compromisso do Governo do Estado para com o fortalecimento do Sistema Estadual de Áreas Protegidas em Sergipe. “O governo aproveita as potencialidades naturais de Sergipe, criando estratégias que garantam o desenvolvimento de ações de proteção, recuperação ambiental, pesquisa, educação ambiental e uso sustentável de recursos ambientais, principalmente nesse momento de seca que vivemos hoje”, frisou o secretário, salientando potencial hídrico da Mata do Cipó, que é responsável pelo abastecimento hídricos de Siriri, Capela e Dores.

secret“Outro momento de muito louvor do Governo do Estado é a viabilidade de implantação de 28 aterros sanitários em Sergipe, por meio de consórcio público, e que consolida hoje com assinatura do Decreto. Os planos intermunicipais nada mais é que um instrumento de captação de recursos financeiros  junto aos Ministérios, a emedas parlamentares, ao BNDS,  entre outras fontes, e dessa forma se viabilizar a implantação de aterros”, ressaltou Olivier Chagas.

A superintendente do Ibama, Vera Cardoso, destaca a importância do plano. “ É um grande avanço para Sergipe, pois saiu na frente de outros Estados na questão dos Planos, pois são esses planos são as diretrizes, quais passos devem ser tomados. Que junto aos consórcios,  captarão recursos para a implantação dos aterros sanitários.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: ASN