A deputada Estadual Goretti Reis usou a tribuna da Casa Legislativa na manhã de hoje, 20, para registrar que esteve em reunião em Lagarto, no dia de ontem, 19 de junho, na 8ª Vara Federal – a qual vara tem por juiz, o magistrado Jailson Leonardo de Souza, e que provisoriamente funciona no prédio do INSS, pois ainda não tem sede própria.
Segundo a parlamentar, a 8 ª Vara Federal atende mais de 3 mil processos, e tem fortes perspectivas de ser fechada. “Fiquei de fazer Moção de apoio à Vara, para que não seja extinta, pois vara atende a Lagarto e toda a região Centro Sul. Mais uma ação de retrocesso da política pública, pois vara representa uma via de acesso de igualdade a todos. Mas, há uma determinação do Tribunal de Justiça Federal de extinguir a 8ª vara, do município de Lagarto; e também do município de Propriá”, salientou Goretti Reis, do PMDB.
Investimento para sede própria
“Cinco parlamentares federais, inclusive Fabio Henrique, disponibilizaram montante de 1 milhão e 700 mil reais, com compromisso de alavancar mais valores para obra de sede da Vara. Então, venho pedir o apoio ao deputados, Estaduais e Federais, e do senadores, para se unir junto a OAB e prefeitura de Lagarto, para tentar viabilizar a não extinção da vara local, tão importante para a região”, asseverou a parlamentar.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões