Goretti Reis promove debate sobre o programa Mais Médicos em Sergipe

Reconhecer e valorizar o trabalho dos 107 médicos cubanos que fazem parte do Programa Mais Médicos nos 47 municípios Sergipanos, foi com esse objetivo que a presidente da Secretaria Especial da Saúde da Unale, a segunda secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a enfermeira, deputada Goretti Reis (PMDB), promoveu na tarde dessa segunda-feira (11), o Seminário Experiência do Mais Médicos em Sergipe.

Para a deputada, o Programa Mais Médicos (PMM) é parte do esforço do Governo Federal através do Ministério da Saúde, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O mais médicos levou ao povoados, médicos para atenderem comunidades que nunca tiveram o atendimento da assistência básica. Além de estender o acesso, o programa resulta em melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criaram vínculos com os pacientes e comunidade”, ressaltou.

Goretti afirmou que o PMM fortaleceu a Atenção Básica, porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. “Nesses três anos, o PMM conseguiu implantar em desenvolvimento a estratégia de contratação emergencial de médicos, o que mudou a realidade de muitas pessoas e esperamos que haja a expansão do número de vagas para os cursos de Medicina e residência médica em várias regiões do país”, disse.

O encontro reuniu prefeitos e secretários da Saúde dos municípios sergipanos, 17 médicos cubanos, a secretária da Saúde do Estado (SES), Conceição Mendonça, representando o Governo do Estado e o diretor de Atenção Básica da SES o cirurgião dentista João Lima Júnior, que fez uma explanação sobre os três anos do programa no Estado, e demais representantes da saúde.

57840627f0531-reduzirfotos-com

Reconhecimento

A deputada Goretti Reis está de parabéns pelo debate em torno dos benefícios que o Programa Mais Médicos trouxe para o Estado de Sergipe”, afirmou o presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores em Sergipe (PT-SE), Rogério Carvalho. Segundo ele, a população carente do estado passou a ter acesso ao atendimento médico e a situação de Sergipe mudou após o PMM.

Quem também reconheceu a importância do seminário foi a secretária da Saúde do Estado, Conceição Mendonça. De acordo com ela, a inciativa demonstra a preocupação da parlamentar em promover uma melhoria na saúde pública, principalmente, para a população carente. “Reunir as pessoas responsáveis pela manutenção do programa é promover o fortalecimento da saúde pública e da Assistência Básica no Estado de Sergipe, porta de acesso a qualificação de profissionais brasileiros e estrangeiros”, concluiu.

Já o diretor de Atenção Básica da SES João Lima, afirmou que a parlamentar promoveu a explicação que a população precisa saber para entender os benefícios e a finalidade que o PMM tem. “É importante lembrar que o Brasil tinha uma média de 1,8 médicos por mil habitantes, Sergipe está abaixo da média com 1,3 e o recomendado pelo Ministério da Saúde é 2,5”, esclareceu.

Durante o discurso de agradecimento, o médico cubano, um dos pioneiros do Programa Mais Médicos Rodolfo Garcia Paluja, disse que, receber homenagem da deputada é muito gratificante, um reconhecimento do trabalho que todos os médicos precisam ter. “Estou muito feliz por esse momento”, concluiu.

Mais Médicos em Sergipe

De agosto de 2013 já são 196 médicos em atendimento, em 51 municípios sergipanos. 107 médicos cubanos, 78 médicos brasileiros formados no Brasil, 11 Intercambistas (10 brasileiros formados fora do país mais uma médica portuguesa). 68% dos municípios de Sergipe têm o PMM, 600 mil pessoas já foram assistidas, ou seja 28% da cobertura populacional de Atenção Primária. Dentre os municípios contemplados Lagarto e Poço Redondo se destacam pela quantidade de profissionais médicos, 12 em Lagarto e 9 em Poço Redondo com cobertura de 75% e 100% respectivamente da população assistida.

Por Ascom Parlamentar Dep. Goretti Reis