Por Kelly Monique Oliveira
A Moção de Aplausos nº 75, de autoria da deputada estadual Goretti Reis (PSD), que presta homenagem a Filarmônica Lira Popular de Lagarto pelos seus 100 anos de fundação, foi aprovada, por maioria, durante a Sessão Extraordinária Mista da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta terça-feira, 13.
Na propositura, a parlamentar justificou que a entidade foi criada no dia 29 de junho de 1921, data em que se comemora o Santo junino São Pedro, tendo como fundador o coronel e político Acrísio D’Avila Garcez, e teve como primeiro maestro João Ferreira do Espeito, tabelião da cidade.
“Este ano, a Banda Filarmônica Lira Popular de Lagarto completa 100 anos de existência. Este patrimônio cultural que orgulha a cidade de Lagarto, forma músicos e promove apresentações em eventos religiosos, cívicos e comemorativos. Diante da importância sociocultural dessa entidade que proporcionar lazer e formação musical aos membros da sociedade eu longo de décadas, é um dever social, que objetiva valorizar e fortalecer o movimento cultural das bandas que muito contribuem para a formação de cidadãos e propaga as diferenças culturais”, colocou Goretti Reis.
Foto: lagartense.com.br