logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Goretti Reis pede pressa na implantação do Centro de Reabilitação Pós-Covid

Por Assessoria da Parlamentar

A Indicação de Nº 219/2021, de autoria da deputada estadual Goretti Reis (PSD), está em tramitação na Casa Legislativa. Ela solicita a implantação Centro de Reabilitação Pós-Covid em Sergipe para a reabilitação de pacientes, após a alta hospitalar, por causa da doença que, de acordo com relatos médicos, deixa sequelas que necessitam de atendimento especializado. Diante do problema a parlamentar, durante sessão na manhã de hoje, 01, pediu agilidade para a aprovação da indicação para que o Governo do Estado atenda, o mais rápido possível, à solicitação.  

Goretti lembrou que a Covid-19 é uma doença que desafia a ciência e exige o máximo das pessoas. Mesmo para os que tiveram, apenas sintomas leves, existe o risco de sequelas respiratórias, motoras e emocionais. “Por isso é necessária à implantação dos serviços de reabilitação no Estado de Sergipe, integrando a linha do cuidado, após a alta hospitalar, como componente da atenção especializada ambulatorial. Estudos realizados no Hospital das Clínicas de São Paulo demonstram que cerca de 40% das pessoas recuperadas da Covid-19 permanecem com algum tipo de sequela. O estudo aponta falta de ar, cansaço, perda de olfato e paladar como sintomas que são desenvolvidos durante a fase infecciosa da doença e persistem durante recuperação. Outros sinais de fadiga constante, fraqueza muscular, depressão e ansiedade também podem surgir. Esse Centro é para dar assistência a estes pacientes”, explicou a deputada.   

A ideia de criar o Centro foi inspirada em vários exemplos espalhados pelo Brasil. Os serviços são ofertados por uma equipe multiprofissional especializada (pneumologista fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos), que visam melhorar a qualidade de vida de pacientes, contribuindo com seu retorno às atividades rotineiras. Prevê também a realização do matricialmente da Atenção Básica e dos Serviços de Reabilitação Física da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) no Estado, além de contribuir com pesquisas científicas. 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo