Goretti Reis participa de reunião com embaixador de Israel, País a ser seguido para o fim da pandemia

Por Assessoria Parlamentar

Como membro da Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação (Conav/Unale), a deputada estadual Goretti Reis (PSD) tem participado de reuniões com órgãos e instituições para discutirem o processo de imunização no Brasil. Na quinta-feira, 22, o encontro virtual foi com o embaixador de Israel, Shmulik Bass, com o presidente da Conav, deputado Rodrigo Delmasso (DF), e demais membros, deputados Zilá Breitenbach (RS), Ana Cunha (PA), Helena Duailibe (MA), Ângelo Almeida (BA), Roberta Arraes (PE), Sérgio Aguiar (CE), Jane Panta (PB) e Coronel Adailton (GO). Na ocasião, foram apresentadas as ações que levaram Israel a retomar a normalidade. A explanação confirmou o que a parlamentar tem cobrado: ações assertivas, principalmente agilidade na liberação das vacinas e para a chegada dos imunizantes aos municípios.

Bass lamentou os números altos de contágio e mortes no País e explicou que a imunização foi o ponto chave para deixarem para trás, inclusive, o uso da máscara. Após os 14 dias da aplicação da segunda dose do imunizante da Pfizer, foi visível a redução significativa nesses números. Para o embaixador é a confirmação da eficácia dessa vacina.

“Existiu uma grande campanha para a administração da crise envolvendo a distribuição de imunizantes em todo o País, uso de tecnologias para que as informações sobre a vacinação chegassem para todos. Outro ponto importante foi o gerenciamento de campanhas antivacinação e as Fake News. Além dos desafios de agora e do futuro para chegar realmente ao fim da pandemia e enfrentar uma nova, quando ocorrer”, explicou o embaixador ressaltando que o enfrentamento bem-sucedido se deve, principalmente à agilidade na vacinação em massa através do Serviço Nacional de Emergência Médica e Desastres (MDA).
Para Goretti Reis, são exemplos a serem seguidos por todos os países. “Ouvir os relatos do embaixador nos trouxe esperança, mas é preciso medidas imediatas. Com 800 mil infectados e mais de 6 mil mortes, Israel foi o primeiro País a suspender o uso obrigatório da máscara em locais abertos. São mais de 65% da população geral do país vacinada, sendo que 85% dos israelenses, maiores de 16 anos, já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Existe um registro atual de apenas 11 casos no País. É um dos primeiros a ter dados sobre a vacinação de crianças com comorbidades já vacinadas, com a imunização de um grupo de 500 pessoas. As ações da CONAV em mostrar exemplos de locais em que deu certo é de extrema importância. É preciso agilidade e acabar com a burocracia que tem atrapalhado a liberação de vacinas para o Brasil. Precisamos imunizar nosso povo o mais rápido possível”, explicou a parlamentar.