Por Assessoria de Imprensa

Em agosto do ano passado a deputada Goretti Reis protocolou a Indicação de número 352/2019, solicitando a reforma e volta da Unidade Móvel do Hemocentro de Sergipe. Dando continuidade à sua preocupação, a parlamentar ocupou o pequeno expediente, na tarde de hoje, 17 de fevereiro, para falar sobre a “Campanha Seja um Doador”, encabeçada pela fotógrafa da parlamentar Sandra Cavalcante e abraçada pelo gabinete, que acontecerá amanhã, 18. Na ocasião, a deputada estará acompanhando alguns doadores, de Aracaju e Lagarto, que atenderam ao chamado a campanha para aumentar o estoque de sangue do Hemocentro, para atender a demanda dos hospitais no período de carnaval.

“Vamos nos juntar e salvar vidas. Amanhã teremos a oportunidade de aumentar o estoque de bolsas de sangue do Hemocentro. Principalmente os de fator RH Negativo. Período de carnaval, infelizmente, a mistura de álcool e volante faz com que o índice de acidentes, e consequentemente de vítimas, aumente. Além da doação vamos buscar meios para trazer de volta a Unidade Móvel, que é de extrema importância para a ampliação das doações. Quem sabe assim conseguiremos aumentar, principalmente, os de fator RH Negativos”, explicou Goretti, lembrando o perfil de doações dos últimos 5 anos: 38% realizadas pelo público feminino; 62 % público masculino; 6,5% oriundas de campanhas; 3,3% doações dos convocados (sangues raros – fator Rh negativo); 41,1% oriundas de familiares de pacientes; 49,1% – doações voluntárias.

Goretti ressaltou também as exigências para o doador: dormir pelo menos 6 horas, na noite anterior a doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação e evitar fumar 2 horas antes de doar. Os impedimentos temporários são: com resfriado, aguardar 7 dias; gravidez, 90 dias após parto normal e 180 dias após parto cesariana; amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); tatuagem nos últimos 12 meses; e situações de risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.

Existem também os impedimentos definitivos: Hepatite após os 10 anos de idade; evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; uso de drogas ilícitas injetáveis e Malária.

Sobre o Hemocentro de Sergipe

É responsável pela política de sangue no Estado de Sergipe e, pelo monitoramento do Ato Transfuisonal através da HEMORREDE – junto aos hospitais e maternidades que integram a rede de saúde. A Unidade desenvolve os serviços de captação, coleta, processamento e distribuição de sangue e hemocomponentes para a Rede Hospitalar do Estado. Hoje é uma média diária de 80 a 100 doações. A captação de doadores do Hemocentro trabalha para fidelização dos voluntários. Esse processo visa estimular que o doador cumpra intervalos entre as doações a cada 2 meses (para homens) e 3 meses (para mulher). Total de doadores cadastrados 237 mil e doaram sangue pelo menos 02 vezes nos últimos 05 anos mais de 66 mil voluntários.