logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Goretti Reis elogia Governo de Sergipe pelo projeto para compra de vacinas e destaca reunião com a Anvisa

Por Assessoria Parlamentar

Durante mais uma sessão mista da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje, 18, a deputada estadual Goretti Reis (PSD) parabenizou a iniciativa do Governo de Sergipe pelo Projeto de Lei que autoriza o Estado a comprar vacinas contra a Covid-19, seguindo o calendário nacional. “Iniciativa que deve ser seguida pelos prefeitos dos maiores municípios sergipanos. Enquanto maior a adesão, mais vacinas teremos. Avançaremos o processo de imunização em nosso Estado. Alternativa para recuperarmos o tempo perdido por causa de ações do Governo Federal, que infelizmente, foi relapso com a aquisição da vacina e responsável pelo caos que aí está”, explicou Goretti que enalteceu a Lei 14.124, sancionada recentemente que permite aos estados a compra de doses de vacinas.   

Goretti voltou a lamentar a lentidão no processo de vacina causado pela falta do imunizante e enfatizou o no hall de Sergipe para vacinar. “Em dois meses, se tivéssemos o imunizante, nossa população seria vacinada. Sobre os 20 municípios que não chegaram a 90% na cobertura vacinal, referente a 1ª dose, estamos em contato com as secretárias de Saúde para saber a causa e agilizar a cobertura vacinal. É um momento preocupante. Diversas pessoas na fila para conseguir vaga na rede de saúde.  O País está colapsado. Precisa de investimentos e que cada um se responsabilize pela sua comunidade. Os estados receberam recursos, invistam na vacinação”.  

Na ocasião a parlamentar falou sobre a reunião, na terça-feira, 16, com a Comissão Nacional de acompanhamento da vacinação da Unale, a qual faz parte, com os técnicos diretores da Anvisa, Meirise Fretas e Alex Campos, do grupo de análise e eficácia das vacinas no Brasil. Primeiro ponto foi a morosidade das análises e da produção das vacinas. Os diretores foram enfáticos em assegurar a responsabilidade e o zelo com que trabalham e que não estão tentando atrasar o processo de liberação e sim garantindo segurança para o cidadão para que ao ser vacinado não tenha complicações por causa da qualidade da vacina.   

Sobre a polêmica envolvendo a AstraZeneca, que teria causado reações como trombose, o Comitê Científico, com membros de diversos países garantiu, em reunião com a Unale, que a vacina é eficaz e segura e que continuará sendo utilizada. Enfatizou que os casos apresentados de reações não tiveram ligações direta com a vacina.  

Foto: Divulgação Ascom

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo