Goretti Reis elogia ações da secretária Mércia Feitosa que destaca PL da parlamentar para evitar ‘fura fila’ no processo de imunização contra Covid

Por Assessoria Parlamentar

Na manhã desta terça-feira, 30, a Assembleia Legislativa realizou mais uma Sessão Extraordinária Remota e recebeu a secretária de Estado da Saúde (SES), Mércia Feitosa para prestar contas aos parlamentares e a sociedade sobre o último quadrimestre do exercício de 2020. Diante das apresentações e questionamentos, a vice-presidente da Comissão da Saúde, deputada estadual Goretti Reis (PSD) destacou as ações dos profissionais da saúde de Sergipe. “Parabenizo Mércia por sua garra e determinação frente a pasta da Saúde. Setor de extrema importância nesse momento de pandemia. Meu reconhecimento a todos os trabalhadores da saúde. Verdadeiros guerreiros que na tentativa de salvarem vidas, infelizmente, muitas vezes, perdem as suas. Merecem nosso reconhecimento”, ressaltou Goretti.

Para a parlamentar o objetivo da sessão foi contribuir com esse momento somando esforços e ideias para que o número de óbitos pare de crescer. Goretti propôs que a Secretária fizesse em Sergipe o que foi feito no Amazonas. “O médico Alberto Dicson, que é deputado estadual no Amazonas relatou inúmeros momentos difíceis enfrentados pelo seu Estado, principalmente com o surgimento da nova cepa da Covid-19, mais transmissível e mais violenta, já existente em Sergipe e atingindo pessoas com faixa etária entre 18 a 40 anos. Criaram um protocolo preventivo para ser seguido pelos profissionais de saúde e a experiência foi positiva”. Goretti parabenizou também o Conselho Regional de Medicina de Sergipe por protocolar documento normatizando medicamentos a serem utilizados pelos profissionais, informações para auxiliar no salvamento de vidas e redução no tempo de espera por vagas em UTI.

A Secretária destacou a importância do Projeto de Lei (PL) de autoria de Goretti Reis, que tramita na Casa e disciplina penalidades para quem descumprir a ordem de vacinação, de acordo com a fase cronológica definida pelos três níveis de Governo no plano de imunização contra a Covid-19. “Quanto ao sistema de informação relacionado a esse PL, a parabenizo por esse olhar criterioso que sempre teve. Esse fura fila é altamente danoso. O critério não dá para ser: vacinar meu vizinho ou amigo. É vacinar quem realmente tem a necessidade de se vacinar”, ponderou Mércia que explicou que todos os protocolos utilizados no Brasil, com resultados positivos estão sendo avaliados e se realmente derem resultados, serão adotados.

O presidente da Casa, deputado Luciano Bispo se comprometeu em colocar para apreciação e votação na sessão de amanhã o PL para punir os “fura filas” e os que beneficiam amigos que não fazem parte dos grupos de riscos. Todos querem a vacina, mas é preciso seguir o que determina a ciência e o protocolo normatizado pelo Ministério da Saúde. “Não pode e não deve ser aleatoriamente. Causaria transtorno. É preciso seguir os grupos prioritários e torcer para que logo tenhamos imunizantes para todos”, explicou a parlamentar.

Ainda em seus questionamentos a deputada pontuou a falta de medicamento para os pacientes internados em UTI e que necessitam de intubação e se colocou à disposição para avaliação e necessidade de apresentar na Casa Legislativa, decretos emergenciais, caso seja necessário para amenizar os problemas causados pela pandemia. “É necessário que façamos a nossa parte. Vamos continuar usando máscaras, lavando as mãos, usando álcool gel e se puder, fiquem em casa. Evitem aglomerações, elas são responsáveis pelo aumento do contágio da doença e pelo aumento do número de mortes”, finalizou Goretti.