Goretti Reis destaca evolução das mulheres nas Olimpíadas

Publicada: 11/08/2021 às 5:33

Por Habacuque Villacorte

A deputada estadual Goretti Reis (PSD) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã dessa terça-feira (10), para destacar a evolução da participação feminina nos Jogos Olímpicos, com ênfase para os resultados das atletas brasileiras nas Olimpíadas de Tóquio, que se encerraram no último final de semana.

Goretti explicou que o momento é de reflexão e adoção de políticas públicas para incentivar a prática de esportes, diante os inúmeros relatos de atletas sobre dificuldades para se manterem treinando, na busca por patrocínios. Mas ela também enaltece o crescimento da participação feminina nos jogos.

A história está mostrando que mais mulheres estão participando, se bem que ainda estamos longe na luta por mais igualdade, seja no esporte, seja em outros segmentos, como na questão da representação política, por exemplo. Temos que estimular para que mais mulheres possam participar dessas atividades”, completou a deputada.

Em seguida, a parlamentar apresentou alguns slides no plenário da Alese, detalhando avanços históricos da participação feminina nos Jogos Olímpicos. “Dos quase 11 mil atletas que tivemos nos Jogos de Tóquio, quase 48,8% eram mulheres, um marco nessa participação e nós não tínhamos esse percentual anteriormente.

O Brasil só contou com a participação feminina nos jogos de 1932 e só subiu ao pódio nas Olimpíadas de 1996. Mas só em 2012 nós tivemos a oportunidade de ver mulheres disputando todas as modalidades. E agora, nossas brasileiras trouxeram muitas medalhas e nós torcemos que isso estimule esta luta por mais igualdade e que a gente consiga evoluir ainda mais nos próximos Jogos”, completou Goretti Reis.

Foto: Jadílson Simões