Goretti Reis defende políticas públicas para garantir a dignidade menstrual

Por Habacuque Villacorte

A deputada estadual Goretti Reis (PSD) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã dessa quarta-feira (25), para defender a importância do Projeto de Lei de sua autoria que institui o Dia da Dignidade Menstrual. A parlamentar, inclusive, defendeu que o poder público em Sergipe possa se somar para garantir as condições básicas e diminuir o preconceito.

Antes de entrar no tema, Goretti agradeceu as manifestações de carinho que sua família vem recebendo desde o falecimento de seu pai, o ex-deputado Artur Reis. Ela também agradeceu o apoio dos colegas de parlamento e do presidente Luciano Bispo (MDB), que deixou o hall da Alese à disposição para a realização do velório.

Em seguida, Goretti entrou no tema principal de seu discurso e lembrou que o dia 28 de Maio é comemorado internacionalmente como o Dia da Dignidade Menstrual. “Isso precisa ser muito discutido porque é um fator que pode levar a muitas doenças e que também influencia na evasão escolar”.

Ainda existem muitos tabus e preconceitos e muitas jovens, sem condições financeiras para comprar um absorvente, acabam faltando as aulas ou por serem de baixa renda, utilizam outros meios para conter o sangramento, com panos reutilizados e até miolo de pão”, explicou a deputada estadual.

Por fim, Goretti Reis destacou o trabalho da Prefeitura Municipal de Caruaru (PE) que estabelece esse tema como política pública em sua rede de ensino. A deputada defendeu que a rede pública de Sergipe também siga este exemplo e procure garantir o acesso necessário nas escolas. “Segundo levantamento da ONU, em escolas faltam até papel higiênico, um local adequado para a higienização”.

Foto: Jadílson Simões