Goretti Reis debate saúde em Brasília

Por Assessoria Parlamentar

Durante os dias 27 e 28 de março, a presidente da Secretaria de Saúde da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputada estadual Goretti Reis estará em Brasília participando da primeira reunião de trabalho da Secretaria para tratar do planejamento para 2019. Em pauta, reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), com o colegiado de representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde – Conasems. O presidente do Conass Leonardo Moura Vilela irá tratar do tema: ‘Momento atual do SUS’.

Na manhã de hoje, 27 de março, a parlamentar esteve com o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, com o secretário executivo do Cosems, Salviano Mariz, com o secretário municipal de Saúde de Nossa Senhora do Socorro (SE) e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe – Cosems, Enock Luiz Ribeiro da Silva e com o consultor do Conasems André Bonifácio. Na ocasião, Goretti Reis apresentou o objetivo da Secretaria de Saúde, a qual preside, destacando a importância de parcerias para implementar o Sistema de Saúde em Sergipe. A parlamentar falou sobre as fragilidades encontradas e acesso e tratamento tardio dados as pessoas diagnosticadas com câncer.

“A reunião do colegiado é onde se pactuam todas as políticas públicas de saúde para o país. Aqui apresentamos as problemáticas e buscamos formas que possam amenizar as dificuldades por que passam os estados. Seja através de parcerias, convênios ou troca de experiencias positivas. O que não podemos permitir é que as coisas permaneçam sem solução. Precisamos de uma maior interlocução no encaminhamento de aprovação de políticas públicas para a saúde do nosso Brasil. Estar secretária dessa pasta, aumenta minha responsabilidade com os sergipanos, mas também me permite atuar de forma mais ampla na busca de soluções. Seja em Sergipe ou em Brasília o que queremos são ações com resolutividade e é isso que buscaremos,” pontuou a parlamentar que permanece em reunião até amanhã e espera bons resultados do encontro.