Um dia de homenagens com uma programação especial em comemoração aos 136 anos de emancipação política de Lagarto, município da região Sul de Sergipe, foi o convite feito pela a lagartense, deputada Goretti Reis (PMDB), durante pronunciamento no grande expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, na manhã dessa terça-feira, 19 de abril.
A data da emancipação é nesta quarta-feira (20), mas a deputada antecipou para convidar a população a participar da programação que começa às 5h com alvorada festiva pelas principais ruas da cidade e continua às 8h com hasteamento do Pavilhão Nacional, apresentação da Filarmônica Lira Popular, celebração de missa em Ação de Graças na Igreja de Santo Antônio no Povoado, que leva o nome do santo, e termina com exposição de arte e som na praça Matriz.
A parlamentar lembrou  de nomes de pessoas ilustres, filhos de Lagarto como Sílvio Romero, Laudelino Freire, Anibal Freire da Fonseca e outros que fizeram história no município e em todo o país.  “É um município que tem crescido e desenvolvido economicamente, na agricultura, com avanço na educação com um Campus da Saúde, opções de lazer e um comércio cada vez mais diversificado”, ressaltou Goretti.
Para a deputada peemdebista, o promissor município, tem contado com o apoio do deputado federal Fábio Reis (PMDB),  que tem defendido melhorias para o povo, tanto na área da educação e infra-estrutura, com destinação de recursos através de emendas apresentadas para manter o crescimento de Lagarto.