A deputada estadual Goretti Reis ocupou a tribuna na manhã de hoje, 23, para convidar a todos para participarem, amanhã, dia 24, às 10 horas no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe da palestra sobre a ‘Inclusão do sistema de Hidroponia e Aquaponia no processo pedagógico’. A indicação da parlamentar tem o objetivo de contribuir com a comunidade escolar e civil para a produção de alimentos e de plantas medicinais saudáveis, visando novas propostas pedagógicas e sustentáveis.
A palestra será proferida pelo acadêmico do curso de Engenharia Agrônoma e produtor, José Roberto dos Santos que há 5 anos utiliza a técnica de hidroponia e há 1 ano a de aquaponia com um cultivo de 2 mil pés de hortaliças em uma área de 200² metros.
A hidroponia é uma forma diferenciada de plantio para a região nordeste, é um cultivo de flores, frutas, cereais, tubérculos e folhosas sem terra e sim com água e soluções de adubos químicos que proporcionam uma economia de até 70% de água. O sistema de Aquaponia é a reutilização total de água e o aproveitamento de resíduos, a vantagem está também na economia de quase 90% no consumo da água.
Doação de Leite Humano
Goretti Reis também usou parte de seu tempo no Grande Expediente para destacar a Lei Estadual de número 8072 de dezembro de 2015, de sua autoria, que instituiu e incluiu no calendário oficial e anual de Sergipe, a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, no período de 19 a 25 do mês de maio. A iniciativa visa a promoção de iniciativas que ajudem no aumento dessa doação para o abastecimento contínuo dos Bancos de Leite em Sergipe, que são três, estando eles em Aracaju, Lagarto e Itabaiana.
A lei também incentiva a realização de convênios, acordos ou protocolos com faculdades e com instituições educacionais e culturais para conscientizar a comunidade, através de campanhas educativas, palestras, seminários e divulgação nos meios de comunicação, sempre com o objetivo de aumentar a doação do leite humano.
“Visamos promover mais políticas públicas no Estado estimulando as mães para o aleitamento materno. Esse leite é o melhor alimento para as crianças, até pela quantidade de nutrientes no desenvolvimento. Sem contar que ainda tem o afeto, a atenção e o carinho da mãe. A gente espera que o governo do Estado e os governos municipais possam vincular nos seus órgãos e instituições esta campanha da Semana Estadual”, destacou a deputada, defendendo a motivação das mães doadoras.
Da Assessoria Parlamentar
Foto: Jadílson Simões