Por Wênia Bandeira
A deputada Goretti Reis (PSD) falou, nesta quarta-feira (02), sobre a nova vacina contra a Covid-19 fabricada pelo Instituto Butantã. O assunto foi tema de uma reunião realizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na segunda-feira (31).
A Butanvac terá matéria-prima brasileira, o que facilita a produção rápida. Com isso, já tem possibilidade de produzir dez mil doses e pode chegar a 160 mil doses, que é o número alcançado com a Coronavac.
“Isso dá um alívio se vier a ser ampliada e produzida o mais rápido possível dentro do Instituto. A gente tem perspectiva do maior número de vacinas para cobertura vacinal no nosso país”, falou a parlamentar.
Ela ainda alertou para a procura da segunda dose da vacina da Covid que está abaixo do esperado. Além disso, ela pediu que as pessoas busquem os postos de saúde também para a vacinação da Influenza.
Serviços em Lagarto
Goretti Reis (PSD) ainda disse que na quinta-feira será oficializada uma série de serviços em Lagarto, entre saúde e obras. Ela falou que são frutos da parceria entre o deputado federal Fábio Reis e o Governo do Estado para viabilizar recursos.
Na quinta-feira, será assinada a Ordem de Serviço para duplicação da entrada da cidade. “É um sonho antigo, quem passa ali sabe do quanto tem sido difícil aquele tráfego por ser passagem para outros municípios e pelo fluxo de dentro de Lagarto. Necessita urgente”.
A estrada de Lagarto até Itabaiana também receberá melhorias. Goretti salientou que é um caminho com grande fluxo no transporte da agricultura, por isso a necessidade para melhorar a economia.
O Hospital Nossa Senhora da Conceição irá implantar, no mesmo dia, o serviço de hemodiálise. “É bom saber que temos mais um serviço de hemodiálise principalmente durante a pandemia, com complicações que ficam da própria Covid”.
Foto: Jadilson Simões