logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Goretti Reis chama atenção para a Campanha Setembro Amarelo, contra o suicídio 

Por Assessoria Parlamentar

A parlamentar Goretti Reis (PSD), mais uma vez chamou a atenção da sociedade e do poder público, sobre a importância de um atendimento de qualidade, também para saúde mental. Para Goretti é preciso intensificar a Campanha Setembro Amarelo, sobre o combate ao suicídio. As Assembleias Legislativas contam com o apoio da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) que disponibilizou materiais para que as Assembleias trabalhem o tema em seus estados. A parlamentar é autora de requerimento que solicita ao Governo do Estado a divulgação dos serviços do Centro de Valorização da Vida –CVV que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.  

“Infelizmente o período de pandemia, contribui para aumentar a ansiedade das pessoas e a tendência suicida também. Elas precisam de ajuda para não chegarem ao extremo de tirarem suas próprias vidas. É preciso que se fale sobre o tema não só esse mês, mas sempre. Necessitamos de políticas públicas e estruturas que viabilizem auxílio para essas pessoas. O número 188 precisa ser amplamente divulgado. São profissionais voluntários e preparados para entender o momento de fraqueza e de crise. Vamos nos mobilizar nessa divulgação”, ressaltou a parlamentar.  

CVV faz adaptações e mantém serviço disponível durante a pandemia do Covid-19 

Fonte: Site CVV 

Em decorrência da pandemia do Covid-19, o CVV, como toda a sociedade, está sofrendo algumas limitações na oferta de seus serviços. Seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, há redução de voluntários nos postos de atendimento, a fim de garantir um ambiente mais seguro e saudável. Ainda, suspendemos temporariamente os atendimentos pessoais e ações na comunidade. Ao mesmo tempo, o isolamento social e suas consequências nas relações e emoções podem acarretar uma maior procura no serviço. 

Nesse período, igualmente, nossos cursos presenciais para formação de voluntários foram suspensos, o que dificulta o reforço de novos colaboradores. Por isso, nossas equipes estão trabalhando, com sucesso, em soluções para que continuemos oferecendo apoio emocional ao maior número de pessoas. Estamos investindo em soluções tecnológicas que já permitem que vários voluntários atendam remotamente, com total sigilo e segurança. 

Paralelamente, vemos o momento como uma oportunidade da sociedade se tornar mais solidária e oferecer ajuda aos seus familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho. O CVV está disponível 24 horas por dia, mas, se você se encontra em condições de ajudar, se disponibilize para conversar sem criticar, ofereça carinho, atenção e acolhimento. Aumente a rede de apoio disponível na sociedade que pode ser constituída por profissionais da saúde, entidades especializadas e os cidadãos individualmente. 

Podemos sair fortalecidos dessa crise sem precedentes, mas é preciso iniciativa para mudar nossos comportamentos e oferecer apoio emocional pode ser um deles. 

A fim de auxiliar a todos durante o período de isolamento, o Ministério da Saúde tem publicado, em seu site e redes sociais, informações oficiais sobre a pandemia (https://coronavirus.saude.gov.br/). Além disso, na seção “Saúde Brasil” (https://saudebrasil.saude.gov.br/) mantém orientações sobre ações e hábitos que ajudam na manutenção da boa saúde física e emocional. 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo