Por Habacuque Villacorte – Rede Alese
A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou, por unanimidade, na manhã desta terça-feira,18, em sessão mista, uma indicação da deputada estadual Goretti Reis (PSD) em que ela solicita ao governo de Sergipe que toda a estrutura montada para atender os casos de COVID-19 seja incorporada ao Sistema de Saúde, objetivando minimizar a deficiência de leitos hospitalares na rede de serviços do estado.
Goretti argumenta que, no pós-pandemia, o sistema de saúde sairá robustecido e destaca que, e em apenas 90 dias, foi possível estruturar toda uma rede de serviços, com detalhamentos específicos. “Ampliaram o número de leitos, foram disponibilizados mais equipamentos de proteção individual e respiradores, além de maior estrutura e profissionais de saúde. A pandemia estabeleceu respostas positivas e imediatas ao sistema, em todos os níveis de necessidade”.
Goretti lembrou que após o início da pandemia, os hospitais foram orientados a suspenderem ou adiarem consultas, exames e cirurgias não urgentes para evitar a sobrecarga do sistema. Ela pontuou ainda que apenas os casos mais graves e de emergência estavam tendo atendimento.
Por fim, a deputada colocou que, para atender a alta demanda reprimida, as estruturas montadas no sistema de saúde, como ampliação de leitos e outros serviços que foram agregados, sejam mantidos. “É um grande legado para o sistema que sofre há anos com a baixa de leitos. Vislumbro uma reorganização no final da pandemia e a não desativação é primordial para a melhoria do sistema”.