Por Aldaci de Souza

Os deputados aprovaram a Indicação nº 136/2021, de autoria da deputada Goretti Reis (PSD), solicitando ao governador Belivaldo Chagas e ao secretário de Segurança Pública, João Eloy, que viabilizem a implantação da Sala Lilás (espaço que presta atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual), nas delegacias que não dispõem desse tipo de serviço.

Na justificativa, a parlamentar explica que dos muitos relatos que chegam à rede de assistência à mulher, são de violência doméstica em consequência do relacionamento abusivo. “Não é fácil para as vítimas falarem sobre o assunto e a depender do local onde são atendidas, as denunciantes são vitimizadas”, observa.

Goretti Reis acrescentou no texto, que a rede de proteção precisa incluir principalmente nas delegacias do interior, mais serviços que promovam atendimento às mulheres vítimas desse tipo de violência. “A implantação da Sala Lilás como espaço de acolhimento é mais um passo importante para fortalecer a assistência à mulher. Denunciar é preciso, mas as vítimas têm que estar seguras e essa segurança deve ser oferecida pelos órgãos através do acolhimento, orientação e cuidados a quem busca os serviços”, afirma acrescentando que o estado emocional das mulheres precisa ser levado em consideração.

Foto: Jadilson Simões