logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Goretti faz palestra em Jornada de Enfermagem de Universidade

A deputada estadual, Goretti Reis, (PMDB), enfermeira, especialista em saúde pública, presidente da secretaria Especial da Saúde da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), foi uma das palestrantes na abertura da 10ª Jornada de Enfermagem da Unit – JEU que começou na manhã dessa terça-feira (2), no Campus Aracaju Farolândia e segue até o sábado (7).
A parlamentar foi convidada a falar sobre o Empoderamento Político da Enfermagem e abordou questões das políticas públicas que podem ser formuladas, principalmente, por iniciativa dos poderes executivo, ou legislativo, separada ou conjuntamente, a partir de demandas e propostas da sociedade, o atendimento na rede pública de saúde, e o espaço que a mulher tem conseguido na política. “As mulheres que hoje ocupam o parlamento têm dado grande contribuição nas questões das profissões, principalmente as que lidam com a vida como o enfermeiro”, afirmou.
Foto: Ascom

Foto: Ascom

Goretti enumerou algumas das três mil propostas sobre saúde que tramitam na Câmara Federal, entre elas a mobilização em torno do cancelamento do modelo de Ensino à Distância (EaD) em Enfermagem. “O enfermeiro e o paciente necessitam da contato com o paciente, é a partir dele que gera todo o procedimento de atendimento”, observou.

Do total de deputados estaduais e enfermeiros no país que somam 1.059 desses, apenas 10 são mulheres, a deputada Goretti Reis é uma delas. “É um número pequeno, mas temos conseguido avançar nas questões da saúde pública. Precisamos ocupar mais vagas nos parlamentos, em percentuais compatíveis com sua representação na sociedade, tendo como foco principal Reforma Política para que garanta medidas de ampliação da representação feminina nos parlamentos”, defendeu.
Finalizando, a parlamentar disse aos participantes da 10ª JEU,que os objetivos do evento são fazer com que as pessoas se unam em reflexão sobre os problemas que enfrentam no dia a dia profissional, da família e da comunidade.
Por Cristina Rochadel – Ascom Parlamentar Dep. Goretti Reis 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo