Nesta último domingo(24), foi comemorado os 87 anos de conquista do voto feminino no Brasil. A deputada Estadual do PSD, Gorretti Reis utilizou a tribuna da Casa Legislativa na tarde de hoje, 25, para fazer menção à data, que traz em sua história uma série de lutas envidadas por mulheres e homens para garantir esse direito às mulheres, desde o século XVIII, quando na Revolução Francesa o Marques de Condorcet, em atitude considerada surreal para a época, ocupou a Assembleia Nacional, no ano de 1790, e criticou os políticos que impediam as mulheres de participarem do voto universal.
Aparte
Deputada Maria Mendonça, PSDB, ressaltou que dia da conquista da mulher no voto foi de muita luta e essencial conquista. “Foi um cenário de emponderamento. O espaço da mulher na política ainda é tímida, e isso tem de ser mudado. Inclusive, de não ser um número para ser colocado em cota, pois é uma questão de igualdade. Porque não 50% de homens e mulheres?”, indagou a parlamentar.
Na ocasião, deputado Estadual doutor Samuel, do PPS, parabenizou o número de seis mulheres na casa, e disse que fica lisonjeado por estar entre as parlamentares no espaço da política.
Faixa de pedestre 3D
Na oportunidade de sua exposição na sessão plenária, Goretti destacou que apresentou Indicação à Mesa Diretora da casa sobre a implantação em todo o Estado de um tipo novo de faixa de pedestre: a faixa 3D. Segundo a parlamentar, outros Estados do Brasil já estão utilizando esse tipo de faixa, que diante de seu formado, dá a nítida impressão de que desenho de faixa tá flutuando no chão.
Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
Foto: César de Oliveira